A Educação Especial como um dos direitos humanos: contextualização fática das políticas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v22i52.1287Keywords:
direito à educação, educação como direito humano, Educação Especial.Abstract
Este artigo é decorrente de duas pesquisas de mestrado em andamento, que investigam o Plano Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul (2014-2024), em dois aspectos: a educação como direito humano e a educação especial na educação básica. Tem por objetivo fazer uma reflexão das políticas de educação especial no Brasil e a aplicabilidade do direito à educação, como ação imprescindível para universalizar e educação para pessoas com deficiência. Com base em pesquisas documentais, parte dos princípios educacionais prescritos na Constituição Federal em 1988 e Lei de Diretrizes e Bases Nacional 9.394/1996. O caráter reflexivo do estudo evidencia que o direito à educação, para atingir a verdadeira finalidade do Poder Constituinte Originário, tem que criar mecanismos de proteção da cidadania, condição sine qua non para a materialização do direito à educação básica e ao atendimento educacional especializado, pois, sem os direitos educacionais reconhecidos, protegidos, não há cidadania nem possibilidade de se construir uma sociedade constituída por cidadãos emancipados e independentes.References
BIGARELLA, N. Materialização da política de municipalização do ensino fundamental de Mato Grosso do Sul nos anos 1993 a 2002. 2004. Dissertação (Mestrado e Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2004.
BIGARELLA, N. O papel do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul na definição de políticas para a gestão da educação básica (1999-2014). 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2015.
BOBBIO, N. A era dos direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, 25 de junho de 2014a.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Brasília, 2014b
BRASIL. Resolução/CD/FNDE n.19, de 21 de maio de 2013. Dispõe sobre a destinação de recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a escolas públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal da educação básica, com matrículas de alunos público alvo da educação especial em classes comuns do ensino regular, que tenham sido contempladas com salas de recursos multifuncionais. Brasília: Ministério da Educação, 2013a.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Programa Escola Acessível. Documento Orientador do Programa Escola Acessível. Brasília: Ministério da Educação. 2013b.
BRASIL. Lei n. 12.796/2013. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, 4 de abril de 2013c.
BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR; Direitos Humanos; Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013d.
BRASIL, Ministério da Educação. Parecer CNE/CP n. 8/2012, aprovado em 6 de março de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 23 abr. 2016.
BRASIL. Secretaria Especial de Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Ministério da Educação, 2007a. Disponível em: <http://www.sdh.gov.br>. Acesso em: 23 abr. 2016.
BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: 2007. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Ministério da Educação; Ministério da Justiça; UNESCO, 2007b.
BRASIL. Ministério Público Federal; Fundação Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva (Org.). O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns da rede regular. 2. ed. rev. e atualiz. Brasília: Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais da educação especial na educação básica. Brasília: Secretaria de Educação Especial; MEC/SEESP, 2001.
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. MS 23452 RJ. PP-00020 EMENT VOL-01990-01 PP-00086. Decisão Julgada pelo Ministro Celso de Mello, 12 de maio de 2000. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/visualizarEmenta.asp?s1=000020700&base=baseAcordaos>. Acesso em: 26 maio 2016.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília,1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial: livro 1. Brasília: MEC/SEESP, 1994.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado>. Acesso em: 23 abr. 2016.
BRASIL. Constituição Federal de 24 de janeiro de 1967. Disponível em: <www.planalto.gov.br>. Acesso em: 23 abr. 2016.
BRASIL. Ministério da Marinha de Guerra, Ministério do Exercício e da Aeronáutica. Emenda Constitucional n. 1, de 17 de outubro de 1969. Constituição Federal de 1967. Disponível em: <www.planalto.gov.br>. Acesso em: 23 abr. 2016.
BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1961.
BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil (de 18 de setembro de 1946). Brasília: Palácio do Planalto, 1946. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao46.htm>. Acesso em: 21 abri. 2016.
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (de 24 de fevereiro de 1891). Brasília: Palácio do Planalto, 1891. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao91.htm>. Acesso em: 3 de maio de 2016.
BRASIL. Constituição Politica do Imperio do Brazil (de 25 de março de 1824). Brasília: Palácio do Planalto, 1824. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao24.htm>. Acessado em: 2 de abril de 2016.
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; MICHELS, Maria Helena. A política de educação especial no Brasil (1991-2011): uma análise da produção do GT15 - educação especial da ANPED. Rev. Bras. Educ. Espec., Marília, v. 17, número especial, maio/ago. 2011.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HORTA, José Silverio Baia. Direito à educação e obrigatoriedade escolar. Cadernos de Pesquisa - Fundação Carlos Chagas, São Paulo, n. 104, p. 5-34, 1998.
IANNI, Octavio. A era do globalismo. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista, Curitiba, n. 41, p. 61-79, jul./set. 2011.
MACHADO, Evelcy Monteiro; Vernick, Maria da Glória Lima Pereira. Reflexões sobre a política de Educação Especial e no Paraná. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n. 2, p. 49-67, maio/ago. 2013.
MATO GROSSO DO SUL, Estado [de] . Lei n. 4.621, de 22 de dezembro de 2014. Aprova o Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. Campo Grande, 2014a.
MATO GROSSO DO SUL, Estado [de]. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. PEE/MS: Plano Estadual de Educação (2014-2024) de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: SED, 2014b.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
MICHELS, Lísia Regina Ferreira. A inclusão/exclusão da pessoa portadora de necessidades especiais no contexto universitário. 2000. 107 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, 2000.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Protocolo aprovado juntamente com a Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 6 de dezembro de 2006, através da resolução A/61/611. Disponível em: <http://www.bengalalegal.com/convencao>. Acesso em: 25 maio 2016.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos Direitos Fundamentais. 9. ed. Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado, 2007.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Como chamar as pessoas que têm deficiência? Revista da Sociedade Brasileira de Ostomizados, ano I, n. 1, 1° sem. 2003, p. 8-11.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 31. ed. Campinas: Autores Associados, 1997. (Polêmicas do Nosso Tempo, v. 5).
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.