Avaliação do rendimento escolar: reflexo das concepções expressas pelos professores?

Autores

  • Dáugima Maria Santos Queiroz

Resumo

_

Referências

ALVES, Rubem. Filosofia das Ciências. 19. ed. São Paulo : Brasiliense, 1994.

ANDRÉ M.; MEDIANO, Z. Recuperação da tarefa fundamental da escola de 1º Grau: um estudo etnográfico da prática pedagógica bem sucedida. Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro : PUC, 1985.

AUSUBEL, D. P.; OVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro : Interamericana, 1980.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa : Ed. 70, 1979. BECKER, Fernando. A Epistemologia do Professor: o cotidiano da escola. Rio de Janeiro : Vozes, 1993.

COLL, César Salvador. Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento. Trad. Emília de Oliveira Dihel. Porto Alegre : Artes Médicas, 1994.

COSTA, Dóris Anita Freire. Fracasso escolar: diferença ou deficiência? Porto Alegre : Kuarup, 1993.

DEHEINZELIN, Monique. Construtivismo - A Poética das Transformações. São Paulo : Ática, 1996.

FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

FERREIRO & TEBEROSKY. Psicogênese da língua escrita. 4. ed. Porto Ale gre : Artes Médicas, 1991.

FRANCO, Maria Laura P. Barbosa. Avaliação do Rendimento Escolar. 2. ed. Campinas: Papirus, 1993.

FURTER, Pierre. Educação e Vida. Petrópolis : Vozes, 1987.

_____. Filosofia da Educação. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1976.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação-Mito & Desafio: uma perspectiva contrutivista. 17. ed. Porto Alegre : Educação e Realidade, 1995.

_____. Avaliação Mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade. 4. ed. Porto Alegre : Educação e Realidade, 1994.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo : Cortez, 1995.

_____. Elementos para uma Didática no contexto de uma Pedagogia para a Transformação. Publicação da III CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO - Simpósios. São Paulo : Loyola, 1984.

LUDKE, M.; MEDIANO, Z. A avaliação na escola de 1º Grau: uma análise sociológica. Campinas : Papirus, 1992.

MELLO, Guiomar Namo. Magistério de 1º Grau. Da competência técnica ao compromisso político. 9. ed. São Paulo : Cortez, 1988.

_____. Escolas Eficazes: um tema revisitado. Brasília : IPEA, 1993.

PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. Rio de Janeiro : Vozes, 1973.

_____. Para onde vai a Educação? Trad. de Ivette Braga. 6. ed. Rio de Janeiro : José Olimpio-UNESCO, 1978.

PERRENOUD. In: ESTRELA, Albano & NÓVOA, Antonio. Avaliações em Educação: novas perspectivas. Portugal : Porto Editora, 1993.

SAVIANI, Dermeval. O Ensino Básico e o Processo de Democratização da Sociedade Brasileira. ANDE, São Paulo, 4 (7): 9-13, 1984.

____. Escola e Democracia. 15. ed. São Paulo : Cortez, 1987.

SOARES, M. B. (org). Avaliação Educacional e clientela escola. In: PATTO, M. H. S. Introdução à Psicologia Escolar, São Paulo, 4 (7); 9 -13, 1984.

SOUZA, Clarilza Prado (org). Avaliação do Rendimento Escolar. 2. ed. Campinas : Cortez, 1991.

TEBEROSKY, Ana. Aprendendo a escrever - Perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo : Ática, 1995.

VILLAR, A. de Matos. A Avaliação dos alunos no ensino básico. Lisboa : Asa, 1996.

WINFRED, Carr; STEPHEN, Kemmis. Teoria Crítica da la Ensenanza. La investigación-acción en la formación del profesorado. Trad. de J. A. Bravo y Martines Roca. Barcelona, 1985.

VYGOTSKI, L.S. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo : Ícone/ EDUSP, 1988.

ZEICHNER, Kenneth M. El Maestro como profesional Reflexivo. Conferência apresentada no 11º UNIVERSITY OF WISCONSIN READING SYMPOSIUM, Wisconsin, E.E.U.U. Cuadernos de Pedagogia, n. 220: 44-49, dez. 1993.

Downloads

Publicado

2016-07-20

Como Citar

Santos Queiroz, D. M. (2016). Avaliação do rendimento escolar: reflexo das concepções expressas pelos professores?. Multitemas, (8). Recuperado de https://multitemasucdb.emnuvens.com.br/multitemas/article/view/1268

Edição

Seção

Artigos