O perfil das famílias das crianças atendidas pelo Centro de Educação Infantil “São Domingos Sávio” da Universidade Católica Dom Bosco

Autores

  • Luciane Pinho de Almeida
  • Hilda Renata da Silva Santos
  • Carla Oliveira da Cruz

Palavras-chave:

Centro de Educação Infantil universidades famílias

Resumo

O artigo contextualiza o início da implementação das creches nos locais de trabalho, enfocando-as no contexto Universitário. A implementação das creches deu-se por meio de várias reivindicações de mães trabalhadoras no início da década de 70 do século passado, no qual houve um aumento da demanda das mulheres no mercadode trabalho, devido à industrialização da época. Dentro deste contexto, procuramos incentivar a reflexão histórica sobre a creche no Brasil e na Universidade Católica Dom Bosco. Atualmentea creche da UCDB foi transformada em um Centro de Educação Infantil e procuramos neste artigo traçar o perfil das famílias atendidas.

Referências

ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa. Os Centros de Convivência Infantil da UNESP: contexto e desafios. 2003. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Instituição, Franca-SP.

DEMO, Pedro. Criança, prioridade absoluta. In: Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescentes. Joinville-SC, 1979.

BRASIL. Lei de Diretrizes da Educação Brasileira. Lei n. 9.394/96 de dezembro de 1996.

RAUPP, Marilene Dandoline. Creches universitárias federais: questões, dilemas e perspectivas. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

ROSEMBERG, Fúlvia; FERREIRA, Isabel. Creches e pré-escolas no Brasil. 2. ed. São Paulo: Cortez/FCC, 1995.

Downloads

Publicado

2016-03-23

Como Citar

de Almeida, L. P., da Silva Santos, H. R., & da Cruz, C. O. (2016). O perfil das famílias das crianças atendidas pelo Centro de Educação Infantil “São Domingos Sávio” da Universidade Católica Dom Bosco. Multitemas, (32). Recuperado de https://multitemasucdb.emnuvens.com.br/multitemas/article/view/704

Edição

Seção

Artigos