A geografia da realidade vivida e o ensino médio
Abstract
__References
ALMEIDA, Rosângela D. de; PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação. 3. ed. São Paulo : Contexto, 1991.
BRABANT, Jean Michel. Crise da geografia, crise da escola. São Paulo : Contexto, 1989.
BRAGA, Rosalina Batista. A construção da escola elementar: uma interpretação interessada em sua transformação. Apresentado no III ENCONTRO ESTADUAL DE GEOGRAFIA - MG. Belo Horizonte, 1997.
CARRAHER, T. N. Aprender pensando. São Paulo : Vozes, 1984.
CARRETERO, M. Construtivismo e educação. Buenos Aires : Aique, 1993.
CHIAROTTINNO, Zélia. Piaget: modelo e estrutura. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1972.
DEMO, Pedro.Educação e qualidade. Campinas : Papirus, 1995.
_____. Política social, educação e cidadania. Campinas : Papirus, 1994.
DEWEY, J. Como pensamos. São Paulo : Nacional, 1979.
FREIRE, Paulo.Educação e mudança. 5. ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1982.
FRANCO, Sérgio Roberto K. O construtivismo e a educação. Porto Alegre : Mediação, 1995.
CHARLES, C. M. Piaget ao alcance dos professores. Rio de Janeiro : Ao Livro Técnico, 1985.
GONÇALVES, Francisca dos Santos. A produção do conhecimento e a questão do espaço social. Cadernos da Faculdade de Educação, Belo Horizonte : UFMG, 1986.
LEME, Dulce M. Camargo. Ensino de estudos sociais no 1º grau: noções fundamentais para a compreensão da realidade social. São Paulo : Atual, 1987.
LURIA, A. R. Desenvolvimento cognitivo. São Paulo : Ícone, 1990.
MELO, G. N. Cidadania e competitividade: desafios educacionais do terceiro milênio. São Paulo : Cortez, 1994.
MIEL, A. Criatividade no ensino. São Paulo : Ibrasa, 1972.
NIDELCOFF, Maria Teresa. A escola e a compreensão da realidade. 2. ed. São Paulo : Brasiliense, 1980.
OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. Educação e ensino de geografia na realidade brasileira. In: Para onde vai a geografia? Vários autores. São Paulo : Contexto, 1990.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis : Vozes, 1996.
PAGANELLI, Tomoko Iyda et alii. A noção de espaço e de tempo: o mapa e o gráfico. Revista Orientação-IG, São Paulo : USP, (6), 1985.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. São Paulo : Difel, 1968.
_____. Formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro : Zahar, 1974.
_____. Epistemologia genética. Petrópolis : Vozes, 1971.
_____. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro : Zahar, 1976.
_____. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro : Fundo de Cultura, 1958.
PINO, Angel. O acesso ao conhecimento em contexto escolar: perspectiva histórico-cultural. Brasília : Ministério de Educação e Cultura/ PNLD, 1998 (inédito).
RATHS, L. et alii. Ensinar a pensar: teoria e aplicação. 2. ed. São Paulo : EPU, 1977.
RENOV (equipe). Estudos sociais; uma proposta do professor: ensinar para conceitos, uma opção do educador. Petrópolis : Vozes, 1985.72
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo : Cortez, 1991.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo : Martins Fontes, 1987.
_____. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo : Martins Fontes, 1984.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.