Coleta seletiva de lixo e turismo: uma questão de educação ambiental
Keywords:
1. Lixo, 2. Turismo, 3. Educação ambiental.Abstract
Este estudo descreve as características do lixo urbano, suas implicações com a sociedade e com o turismo e propõe, por meio da educação ambiental elaborada a partir de uma investigação da percepção da comunidade-alvo, o aproveitamento do lixo, dando assim condições para melhorar a qualidade de vida da comunidadee desenvolver o turismo na região.References
AZEVEDO, Israel Belo. O prazer da metodologia científica. 7. ed. Piracicaba: UNIMEP, 1999.
CALDERONI, Sabetai. Os bilhões perdidos no lixo. 3. ed. São Paulo: Humanitas, 1999.
DENCKER, Ada Feritas. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. 5. ed. São Paulo: Futura, 1998.
HAENDCHEN, Cléa; SOBREIRA, Liracy de Matos. Educação ambiental: turismo, lixo e reciclagem de lixo em Campo Grande – MS. Monografia (Curso de Turismo). UCDB, 1999.
JARDIM, Niza Silva. et. al. Lixo municipal: manual de gerenciamento integrado. São Paulo: IPT /CEMPRE, 1995.
OLIVEIRA, Elísio Márcio de. Educação ambiental, uma possível abordagem. 2. ed. Brasília: IBAMA, 2000.
PAIXÃO, Roberto Ortiz. O lixo urbano de Aquidauana-MS: diagnóstico, aspectos não técnicos e medidas migratórias. Faculdade de Filosofia, letras e ciências humanas. São Paulo, 1999. (mimeo)
RUSHMANN, Dóris. Turismo e planejamento sustentável. São Paulo: NOBEL, 1996.
SANTOS, José Eduardo et. al. Caracterização perceptiva da estação ecológica de Jataí por diferentes grupos sócio-culturais de interação. VII Seminário regional de ecologia. Programa de pós graduação em ecologia e recursos naturais. Anais... São Paulo: UFSCar, 1996. (p. 309-353)
SCHLEDER, Eloty Dias; ALBUQUERQUE, Lidiamar Barbosa Albuquerque. Lixo: suas características e alternativa metodológica para aproveitamento da parte orgânica. Multitemas, n. 10, Campo Grande: UCDB, p. 75-96, 1998.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.