Assistência fisioterapêutica na sala de parto
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i24.905Keywords:
1. parturição, 2. propriocepção, 3. estímulo papilar.Abstract
As alterações gestacionais no organismo materno no que diz respeito principalmente à adaptação física são agravadas no término da gestação.Tais alterações na primeira fase do trabalho de parto compreendem algiacérvico-tóraco-lombar, hiperventilação, edema e ansiedade. Este artigotem por finalidade demonstrar o protocolo de assistência fisioterapêutica aplicado na sala de parto da A.A.M.I. - Maternidade Cândido Mariano na primeira fase do trabalho de parto normal desde 1996. Observa-se quere duzido número de maternidades inclui em seus quadros de serviços, a assistência do fisioterapeuta no momento do trabalho de parto.References
BLOOM, S. L. etal. Ausência de efeito de caminhar no trabalho de parto e parto. Rev. GO Atual, Rio de Janeiro: Publicações Científicas, ano 7, n. 10, out. 1998.
CARRIÈRE, B. Bola suíça: teoria, exercícios básicos e aplicação clínica. São Paulo: Manole, 1999.
CHIARAPA, T. R. Eficácia da massoterapia na lombossacralgia durante a primeira fase do trabalho de parto normal. Multitemas - Periódico das comunidades departamentais da UCDB. Campo Grande: UCDB, outubro de 2000.
GUYTON, A.C. e HALL, J. E. Tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.
LUCENA, C. Eletroterapia. Curitiba: Lovise, 1990. OXORN, H. Trabalho de parto. 5.ed. São Paulo: Roca, 1989.
LACOMBA, M. T. e GALÁN, I. M. El drenage linfatico manual. Associación Espanola de Fisioterapeutas. Vol 21, n°2. Barcelona - Espanha: Garsi, 1999.
PEREIRA, J. C. A fisioterapia e o parto normal. Campo Grande: UCDB, 2000.
POLDEN, M. e MANTLE, J. Fisioterapia em ginecologia e obstetrícia. 2.ed. São Paulo: Santos, 1997.
SABATINO, H; DUNN, P. M. et.al. Parto humanizado: formas alternativas. São Paulo: UNICAMP, 2000.
SOUZA, E. et al. Fisioterapia aplicada à obstetrícia e aspectos de neonatologia: uma visão multidisciplinar. 2.ed. Belo Horizonte: Health, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.