Concepções pedagógicas e o aprendizado informal no sistema étnico Kaiowá/Guarani

Autores/as

  • Márcio Verbinski
  • José Manfroi

Resumen

__

Citas

BRAND, A. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá/ Gua rani - os difíceis caminhos da palavra. Porto Alegre-RS, 1998. Te se (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do RS.

BRANDÃO, C. R. (org.). O educador: vida e morte. Rio de Janeiro : Graal, 1992.

GARRIDO, S. P. O pedagogo na escola pública. São Paulo : Loyola, 1991.

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Lei nº 9394, de dezembro de 1996). São Paulo : Saraiva, 1997. Títulos VIII e IX. MINAYO, Maria Cecilia de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro : Vozes, 1994. p. 21-22.

MARIZA, C. E. (org.). Pedagogia Frenet: teoria e prática. São Paulo : Papirus, 1995.

MISUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo : E.P.U, 1996.

MELIÁ, Bartomeu. Educação indígena e alfabetização. São Paulo : Loyola, 1979.

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro : Forense, 1970.

PIAGET, J.; GRECCO, P. Aprendizagem e conhecimento. São Paulo : Papel Livros, 1980.

RIBEIRO, Darcy. Os índios e a civilização. 2. ed. Petrópolis : Vozes, 1997. p. 509.

RODRIGUES, José Honório. História do Brasil. São Paulo : Campanha Nacional-MEC, 1979. 1ª parte.

ROGERS, C. Liberdade para aprender. Belo Horizonte : Interlivros, 1972.

SCHADEN, E. Aspectos fundamentais da cultura Kaiowá/Guarani. São Paulo : USP, 1954.

SILVA, Aray Lopes; GRUPIONE, Luís B. Donisete. A temática indígena na escola. Brasília : MEC/MAR/UNESCO, 1995. p. 575-587.

VIGOTSKI. Formação social da mente. São Paulo : Martins Fontes, 1991.

Publicado

2016-05-27

Cómo citar

Verbinski, M., & Manfroi, J. (2016). Concepções pedagógicas e o aprendizado informal no sistema étnico Kaiowá/Guarani. Multitemas, (16). Recuperado a partir de https://multitemasucdb.emnuvens.com.br/multitemas/article/view/1044

Número

Sección

Artigos