Gestão da aprendizagem: um enfoque acadêmico e comunitário
DOI:
https://doi.org/10.20435/1120Palabras clave:
gestão da aprendizagem, desenvolvimento local, enfoque acadêmico.Resumen
Este artigo objetiva observar as condições de chegada do Acadêmico do Curso de Direito da UCDB e a maneira que é gerada a aprendizagem na comunidade universitária. A pesquisa foi de campo, com tendência empírica. A pesquisa foi quantitativa, além da revisão bibliográfica e indutiva. O estudo pode ser dito comparativo por correlacionar as representações de acadêmicos de distintos semestres, bem como de docentes. A fundamentação teórica deu-se Skinner, Piaget, Vygotsky, Ana Mercês Bahia Bock; Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira, Le Bourlegat e Ávila. Denota-se que há necessidade de ajustes para que as interações sociais ocorridas na ambiência universitária possam ser enriquecidas com relações primárias. É importante estudar a Gestão da Aprendizagem no Desenvolvimento Local com enfoque acadêmico e comunitário, porque as divergências de percepção entre docentes e acadêmicos são indicativos da predominância de relações secundárias entre eles.
Citas
ÁVILA, Vicente Fideles. Pressuposto para formação educacional em desenvolvimento local. Interações - Revista Internacional de Desenvolvimento Local, Campo Grande, MS, v. 1, n. 1, p. 63-76, set. 2000.
BATLER, PHIL. O que é comunidade? Uma perspectiva sociológica. Tradução de Sofia Ferreira Fernandes, 2008. Disponível em: <https://cid- 7492046bce02d500.office.live.com/view.aspx/Material%20sobre%20comunidade/COMUNIDADE-PHIL%20BARTLE.doc>. Acesso em: 11 maio 2016.
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria Lourdes Trassi de. Psicologias uma introdução ao estudo de Psicologia.13. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
LE BOURLEGAT, Cleonice Alexandre. Ordem local como força interna de desenvolvimento. Interações – Revista Internacional de Desenvolvimento Local, Campo Grande, MS, v. 1, n 1, p. 13-20, set. 2000.
DUARTE, Newton. Vigotski e o “ aprender a aprender” crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
MARQUES, Heitor Romero et al. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. 4. ed. Campo Grande, MS: UCDB, 2014.
PIAGET, Jean; GARCIA, Rolando. Psicogênese e história das ciências. Petrópolis: Vozes, 2011.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
______. A formação social da mente. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes,1994.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.