Busca de subsídios para a educação sexual

Autores/as

  • Paulo Goulart Junior

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i6.1294

Resumen

No que respeita à estrutura geral deste trabalho, importa apenas lembrar que o mesmo já se inicia pela Introdução, na qual procuramos explicitar as razões que nos levaram a optar por este tema. O primeiro capítulo visa resenhar a vida e a obra dos elementos que destacamos como síntese de cada período estudado. Tal capítulo aborda as situações sócio-políticas da época, destacando os autores emergentes em cada período. São eles: Aristóteles, na idade antiga; Santo Agostinho, na idade medieval; e Sigmund Freud, na idade moderna. O segundo capítulo dedica-se às questões bipolares que denominamos“dualismos”. Buscou-se aí, na óptica dos autores citados acima, a contextualização dos dualismos corpo e alma, bem e mal, homem e mulher. O terceiro capítulo relata o trabalho laboratorial de campo realizado por este pesquisador, numa escola de 1º grau do Município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O quarto e último capítulo previsto para este trabalho constituiu-se de reflexão e conclusão, com propostas de subsídios para a educação sexual.

Citas

AGOSTINHO, Santo (Bispo de Hipona, 354-430). A virgindade consagrada. Adendos e organização geral de Nair de Assis Oliveira. São Paulo : Edições Paulinas, 1990.

_____. Comentários da Epístola de São João. São Paulo: Edições Paulinas, 1990.

_____. Confissões. São Paulo: Edições Paulinas, 1990.

ANDRÉ, Cresson. Aristóteles. Lisboa : Martins Fontes/Ed. 70, 1981.

ARISTÓFANES. A evolução das mulheres: a greve do sexo. Rio de Janeiro : Zahar, 1988.

ARISTÓTELES. In: Os pensadores: tópicos; dos argumentos sofísticos; ética a Nicômaco; poética. São Paulo : Nova Cultrual, 1991.

BETTELHEIM, Bruno. Freud e a alma humana. 9. ed. São Paulo: Cultrix, 1993.

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Versão dos Monges de Meredsos (Bélgica). Trad. Centro Bíblico Católico. 52. ed. São Paulo: Ave Maria, 1986.

DIDEROT, A. L. Thomas. O que é uma mulher? Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade, a vontade de saber. 9. ed. Rio de Janeiro : Graal, 1985.

_____. História da sexualidade, o cuidado de si. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

_____. História da sexualidade, o uso dos prazeres. 5. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

KAPLAN, Helena S. Enciclopédia básica de educação sexual. Rio de Janeiro : Record, 1983.

KRAMER, Heinrich; SPRENGER, James. Malleus maleficarum. O martelo das feiticeiras. 6. ed. Rio de Janeiro : Rosa dos Tempos, 1991.

MARCUSE, Herbert. Eros e civilização. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, (s.d.).

NUNES, César Aparecido. Desvendando a sexualidade. Campinas : Papirus, 1987.

REJON, Moreno. Ética e sexualidade. Rio de Janeiro: Ed. Vozes. REVISTA BRASILEIRA DE SEXUALIDADE HUMANA. São Paulo: Iglu, 1990-1994.

ROSS, David. Aristóteles. Lisboa : Dom Quixote, 1987.

RUSSEL, Jeffrey Burton. O diabo. Rio de Janeiro : Campus, 1991.

SNOEK, Jaime. Ensaio de étia sexual. São Paulo : Ed. Paulinas, 1981.

TANNAHILL, Reay. O sexo na história. Rio de Janeiro : Francisco Alves, 1980.

THONNARD, F. Compêndio de história de filosofia. São Paulo: Herder, t. 1 e 2, 1968.

VASCONCELOS, Naumi. Os dogmatismos sexuais. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1971.

VIDAL, Marciano. Moral I e II. São Paulo : Ed. Santuário, 1981.

Publicado

2016-08-10

Cómo citar

Junior, P. G. (2016). Busca de subsídios para a educação sexual. Multitemas, (6). https://doi.org/10.20435/multi.v0i6.1294

Número

Sección

Artigos