A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: um desafio para a universidade
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v22i52.1511Palabras clave:
Inclusão Social, Necessidades Especiais, UniversidadeResumen
A inclusão na universidade é um direito de acadêmicos com necessidades educativas especiais, garantindo uma educação de qualidade a todos. Delinear-lhes os obstáculos para tal inclusão se configura como principal objetivo deste trabalho, que é descritivo de caráter exploratório, qualitativo, realizado por revisão bibliográfica, buscando artigos na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), com base de dados na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), artigos em português, de 2005 e 2015, relacionados à questão norteadora. Essa inclusão implica desafios, destacando-se: barreiras arquitetônicas, falta de recursos adequados às necessidades educacionais, despreparo e dificuldades dos professores em promover e lidar com a inclusão, além das principais medidas realizadas para incluí-los na universidade. Assim, ao iniciar a vida na universidade para esses acadêmicos, evidencia-se a necessidade de uma diversidade de aperfeiçoamento como em estruturas físicas, elaboração curricular direcionada, formação curricular dos professores e inserção de tecnologias assistivas.
Citas
ANJOS, H. P.; ANDRADE, E. P.; PEREIRA, M. R. A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o processo de constituição de um discurso. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 116-129, jan./abr. 2009.
BASTABLE, S. O enfermeiro como educador: princípios de ensino aprendizagem para prática de enfermagem. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.
BIDARRA, J.; BOSCARIOLI, C.; PERES, S. M. Software xlupa - um ampliador de tela para auxílio na educação de alunos com com baixa visão. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v. 17, n. 1, p. 151-172, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Censo de Educação Superior. Brasília: MEC/INEP, 2012.
______. Decreto n. 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis n. 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento ás pessoas com deficiência, e a Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade para as pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida e outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 3 dez 2004, Seção 1, p. 5.
______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Fixa a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.ffclrp.usp.br/graduacoes/estagio/legislacao/lein9394.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2016.
BRIANT, M. E. P.; OLIVER, F. C. Inclusão de crianças com deficiência na escola regular numa região do município de São Paulo: conhecendo estratégias e ações. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v. 18, n. 1, p. 141-154, 2012.
CUNHA, S. M.; CARRILHO, D M. O processo de adaptação ao ensino superior e o redimento acadêmico. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 2, p. 215-224, 2005.
DE VITTA, F. C. F.; DE VITTA, A.; MONTEIRO, A. S. R. Percepção de professores de educação infantil sobre a inclusão da criança com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v. 16, n. 3, p. 415-28, 2010.
DUARTE, E. R. et al. Estudo de caso sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino superior. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v. 19, n. 2, p. 289-300, abr./jun. 2013.
FERRONI, M. C.; GASPARETTO, M. E. R. Escolares com baixa visão: percepção sobre as dificuldades visuais, opinião sobre as relações com comunidade escolar e o uso de recursos de tecnologia assistiva nas atividades cotidianas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v.18, n. 2, p. 301-318, 2012.
FIGUEIREDO, R. V. A formação de professores para inclusão dos alunos no espaço pedagógico da diversidade. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. v. 1, p. 141-145.
FRANÇA, I. S. X.; PAGLIUCA, L. M.; BAPTISTA, R. S. Política de inclusão do portador de deficiência: possibilidades e limites. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 112-116, 2008.
GASPARETTO, M. E. R. F. et al. Uso de recursos de tecnologia assistiva na educação municipal, estadual e federal tecnológica. In: BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas (Org.). Tecnologia Assistiva. Brasília: Corde, 2009. p. 41-58.
GIROTO, C. R. M.; CASTRO, R. M. A formação de professores para a educação inclusiva: alguns aspectos de um trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores da Educação Infantil. Revista de Educação Especial, Santa Maria, RS, v. 24, n. 41, p. 441-451, 2011.
HAIDUKE, I. F.; ALCÂNTARA, P. R. Inclusão de acadêmicos com necessidades especiais na universidade: a influência do GT-AUNE no acesso ao ensino aprendizagem. 2007. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2007/anaisEvento/arquivos/CI-410-09.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2010. Rio de Janeiro, 2010.
LEÃO, A. M. C. O processo de inclusão: a formação do professor e sua expectativa quanto ao desempenho acadêmico do aluno surdo. 2004. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, 2004.
LEÃO, A. M. C.; COSTA, M. P. R. Inclusão: expectativa do professor quanto ao desempenho acadêmico do aluno surdo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 86, n. 213/214, p. 86-100, 2005.
LEITE, L.P. et al. A adequação curricular como facilitadora da educação inclusiva. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 32, p. 89-111, 1º sem. 2011.
LEITE, L. P.; BORELLI, L. M.; MARTINS, S. E. S. O currículo e deficiência: análise de publicações brasileira no cenário da educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 63-92, 2013.
LOPES, E.; MARQUEZINE, M. C. Sala de recursos no processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual na percepção dos profess ores. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v. 18, n. 3, p. 487-506, 2012.
MAIOLA, C. S.; BOOS, F.; FISCHER, J. Inclusão na universidade sob a ótica dos acadêmicos com necessidades especiais: possibilidades e desafios. Ponto de Vista, Florianópolis, SC, n. 10, p. 79-93, 2008.
MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. 1. ed. Brasília: MEC/SEESP, 2005.
MARTINS, L. A. R. Educação e diversidade: um breve preâmbulo. João Pessoa, PB: Ideia, 2008.
MASINI, E. F. S. A inclusão escolar do aluno com deficiência visual. Rio de Janeiro: Cultura Médica/Guanabara Koogan, 2010. p. 427-44.
MELO, F. R. L.; PEREIRA, A. P. M. Inclusão escolar do aluno com deficiência física: visão dos professores acerca da colaboração do fisioterapeuta. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v. 19, n. 1, p. 93-106, 2013.
MENDES, E. C. Breve história da educação especial no Brasil. Revista Educação e Pedagogia, São Carlos, SP, v. 22, n. 57, p. 93-109, 2010.
MICHELS, M. H. O que há de novo na formação de professores para a Educação Especial? Revista de Educação Especial, Santa Maria, RS, v. 24, n. 40, p. 219-232, 2011.
MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
MONTEIRO, A. P. H.; MANZINI, E. J. Mudanças de concepções de professores do ensino fundamental que receberam alunos com deficiência em sua classe. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v. 14, n. 1, p. 35-52, 2008.
MORAES, M. G. Acessibilidade e inclusão social em escolas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, SP, 2007.
NASCIMENTO, R. P. Preparando professores para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Londrina, PR, 2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2496-8.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2016
PACHECO, R. V.; COSTAS, F. A. T. O processo de inclusão de acadêmicos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria. Revista Educação Especial, Santa Maria, RS, n. 27, p. 151-167, 2006. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial>. Acesso em: 14 mar. 2016.
PERINI, T. I. O processo de inclusão no Ensino Superior em Goiás: a visão dos excluídos. 2006. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação Faculdade de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.
REBOUÇAS, C. B. A. et al. Pessoa com deficiência física e sensorial: percepção de alunos da graduação em enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 80-6, 2011.
RÉUS, N. R. M.; CAVALARL, N. A educação inclusiva no Brasil. Caderno Multidisciplinar de Pós-graduação da UCP, Pitanga, PR, v. 1, n. 2, p. 202-215, 2010.
ROCHA, T. B.; MIRANDA, T. G. Acesso e permanêcia do aluno com deficiência na instituição de ensino superior. Revista Educação Especial, Santa Maria, RS, v. 22, n. 34, p. 197-212, 2009.
RODRIGUES, D.; RODRIGUES, L. L. Formação de professores e inclusão: como se reformam os reformadores? Educar em Revista, Curitiba, n. 41, p. 41-60, 2011.
RODRIGUES, O. M. P. R.; MARANHE, E. A. (Org.). Educação especial: história, etiologia, conceitos e legislação vigente. Bauru, SP: MEC/FC/SEE, 2008.
SILVA, L. M. Educação inclusiva e formação de professores. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Lato Sensu a distância em Educação Profissional Tecnológica Inclusiva) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso, Campus Cuiabá, MT, 2009.
SIQUEIRA, I. M.; SANTANA, C. S. Propostas de acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiências no ensino superior. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v. 16, n. 1, p. 127-136, jan./abr. 2010.
TOLEDO, E. H.; VITALIANO, C. R. Formação de professores por meio de pesquisa colaborativa com vistas à inclusão de alunos com deficiência intelectual. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v. 18, n. 2, p. 319-336, 2012.
VITALIANO, C. R. Análise da necessidade de preparação pedagógica de professores de cursos de licenciatura para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v. 13, n. 3, p. 399-414, set./dez. 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.