Efeitos da equoterapia na qualidade de vida de adolescente com TDAH
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v24i57.2137Palabras clave:
equoterapia, adolescente, TDHAResumen
O presente estudo de caso teve por objetivo evidenciar os benefícios da prática pré-esportiva da equoterapia para a melhoria na qualidade de vida e saúde de uma adolescente diagnosticada com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e apresentando características marcantes de tal afecção. O protocolo de atividades na equoterapia pré-esportiva contou com 24 sessões, tendo como objetivo aplicar exercícios que estimulassem a concentração e atenção da praticante avaliada. Os exercícios foram compostos por rotinas que deveriam ser executadas na sequência proposta em associação às atividades lúdicas dispostas na pista da prática pré-esportiva. Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que o programa pré-esportivo da equoterapia trouxe benefícios no cotidiano da adolescente praticante portadora de TDHA avaliada, demonstrando melhora na qualidade de vida, bem como nas atividades cotidianas familiares e escolares.
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO (ABDA). O que é TDAH? Disponível em: https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/. Acesso em: 23 mar. 2019.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EQUOTERAPIA (ANDE-BRASIL). Equoterapia. Disponível em: http://equoterapia.org.br/articles/index/article_detail/142/2022. Acesso em: 15 fev. 2018.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). DSM-IV-TR: referência rápida aos critérios do DSM-IV-TR. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003.
BARBOSA, G. O. Efeito de um programa de equoterapia nos aspectos psicomotores de crianças com indicativos do TDAH. 2013. p. 193. Orientadora: Mey de Abreu van Munster. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2013.
BENCZIK, E. B. P.; SCHELINI, P. W.; CASELLA, E. B. Instrumento para avaliação do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em adolescentes e adultos. Boletim de Psicologia, São Paulo, v. LIX, n. 131, p. 137-51, 2010.
BRAGA, M. B. A fragmentação do eu e a noção de eu-pele: o corpo e a clínica de queimados. 2011. 50f. Orientadora: Mariangela Bento. Monografia (Programa de Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar) – Hospital do Servidor Público Estadual - Francisco Moratto de Oliveira (HSPEFMO), São Paulo, SP, 2010.
CHECCHIA, A. K. A. Adolescência e escolarização: numa perspectiva critica em psicologia escolar. Campinas, SP: Alínea, 2010.
GIL, A. C. Como delinear um estudo de caso? In: GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LOPES, R. M. F.; NASCIMENTO, R. F. L.; BANDEIRANTES, D. R. Avaliação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em adultos (TDAH): uma revisão de literatura. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 4, n. l, p. 65-74, jun. 2005.
Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais – Quarta Edição (DSM-IV). Transtornos de Déficit de Atenção e Comportamento Disruptivo. Disponível em: https://www.psiquiatriageral.com.br/dsm4/dsm_iv.htm. Acesso em: 15 fev. 2018.
NIEHUES, J. R.; NIEHUES, M. R. Equoterapia no tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): implicações pedagógicas. Revista Neurociências, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 121-6, 2014.
PIREYRE, Eric. Clinique de l’image du corps. Paris: Dunod, 2011.
SAMI-ALI, M. Corpo e movimento: esboço de uma teoria psicanalítica da psicomotricidade. In: SAMI-ALI, M. Corpo real, corpo imaginário. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
SILVA, J. P.; AGUIAR, O. X. Equoterapia em crianças com necessidades especiais. Revista Científica Eletrônica de Psicologia, Garça, SP, ano VI, n. 11, nov. 2008.
SOARES , J. L.; SILVA, E. S.; CARMO, J. C.; OLIVEIRA, R. J.; FILHO, P. G.; REZENDE, A. L. G. Desenvolvimento humano aplicado a equoterapia. [Material desenvolvido para curso de pós-graduação em Equoterapia à distância]. Brasília: Associação Nacional de Equoterapia ANDE-Brasil; Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UNB), [s.d].
SOARES, J. L.; SILVA, E. S.; CARMO, J. C.; OLIVEIRA, R. J.; FILHO, P. G.; FERNANDES, J. Psicomotricidade aplicada a equoterapia. Material desenvolvido para curso de pós-graduação em equoterapia à distância. Brasília: Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil); Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UNB), [s.d.].
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.