O ensino de história e a produção do conhecimento

Autores/as

  • André Luís Cortes da Silva Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS
  • Maria Augusta de Castilho Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS

Palabras clave:

ensino, saber histórico, produção do conhecimento.

Resumen

O estudo é resultante de reflexões acerca da proposta do ensino de História e o desenvolvimento do conhecimento desse ensino na educação básica, com a abordagem de alguns aspectos que permitem compreender o processo ensino-aprendizagem. Entender o caráter investigativo da História é uma tarefa difícil, assim aluno e professor devem verificar os acontecimentos históricos e usá-los a favor do desenvolvimento social e humano. A história permite lançar também juízo de valor, avaliar os fatos e acontecimentos na vida cotidiana e estabelecer reflexões sobre tais relações ocorridas no tempo e no espaço.

Citas

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996.

______. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003.

CHERVEL, André. Histórias das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

REIS, José Carlos. Annales: a renovação da história. Ouro Preto: UFOP, 1996.

SILVA, Marcos A. da (Org.). Repensando a história. 2. ed. São Paulo: Marco Zero, 1982.

Publicado

2015-12-14

Cómo citar

Silva, A. L. C. da, & Castilho, M. A. de. (2015). O ensino de história e a produção do conhecimento. Multitemas. Recuperado a partir de https://multitemasucdb.emnuvens.com.br/multitemas/article/view/252

Número

Sección

Artigos