A atividade turística na Comunidade de Furnas dos Dionísios
Palabras clave:
Furnas dos Dionísios, 2. Patrimônio histórico-cultural, 3. Patrimônio ambiental, 4. Turismo, 5. Interferência turística.Resumen
Os Dionísios são portadores de um patrimônio histórico-cultural e ambiental de grande relevância para a sociedade sul-mato-grossense, de forma que seus costumes diários e recursos naturais tenham se transformado nos últimos ano sem atrativos. O fluxo de visitantes na região é perceptível, no entanto, o turismo (cultural, ecoturismo e em espaço rural) se desenvolve informalmente, sem gerar benefícios econômicos e sociais para a comunidade. Considerando o valor histórico e cultural que a comunidade apresenta, procurou-se avaliar que o desenvolvimento da atividade turística poderia implicar na perda de identidade e descaracterização de sua cultura. O turismo poderia sim, gerar benefícios ímpares para a localidade;porém, as manifestações culturais e ambientais poderiam sofrer um processo de degradação e para os Dionísios, preservar seu ambiente físico, suas histórias e suas tradições é fundamentar a importância de seu legado para as futuras gerações.
Citas
AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para elaboração de trabalhos acadêmicos. 4. ed. Piracicaba: UNIMEP, 1999.
AMORIM, Cleyde Rodrigues (org.). Negros do Ribeira: reconhecimento ético e conquista do território. São Paulo: ITESP, 1998. (Série Cadernos ITESP/Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania).
DENCKER, Ada de Freitas. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo: Futura, 1998.
DIAS, Lucimar Rosa. Educação para comunidades negras: Escola Zumbi dos Palmares, 2000. (mimeo).
HOSKEN, Fábio e VIGGIANO, Lúcia. Como implantar o turismo rural em sua fazenda. Viçosa/MG: CPT,1997. Manual Técnico.
LEITE, Clara Duran. Furnas dos Dionísios. Revista Arca. Campo Grande, n. 5, out. 1995.
PELLEGRINI, Américo. Ecologia, cultura e turismo. 2. ed. Campinas/SP: Papirus, 1997.
________. Manual Enciclopédico de ecologia e turismo. São Paulo: Manole, 2000.
SWARBROOKE, John. Turismo sustentável: turismo cultural, ecoturismo e ética. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Aleph, 2000. (Série Turismo).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.