Aprendendo sobre avaliação pesquisando o conteúdo de provas escritas: relato de uma experiência no Curso de Biologia da Universidade Católica Dom Bosco
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i35.865Palabras clave:
avaliação, ensino de Biologia, formação do professor.Resumen
A formação do professor inclui, dentre outros aspectos, a instrumentação para a pesquisa em educação e a avaliação do ensino e da aprendizagem. Cientes da complexidade dessas questões, os graduandos do ano de 2005 do curso de Biologia da Universidade Católica DomBosco, por meio da disciplina de Estágio Supervisionado, foram desafiados a pesquisar e refletir sobre o tema “avaliação”mediante o desenvolvimentode um projeto de pesquisa que analisou o conteúdo de provas de Biologia aplicadas em escolas da cidade de CampoGrande, MS. As provas foram analisadas de acordo com a estruturação das questões, as habilidades exigidas e o nível de complexidade. Das 736 questões analisadas, a maioria foi estruturada na forma de questões objetivas. Tanto as questões objetivas quanto as discursivas priorizaram a repetição/memorização dos conteúdos. Houve questões que apresentaram falhas técnicas na sua elaboração. As questões foram referenciada sem uma perspectiva normativa e não formativa da avaliação, enfocando apenas o aluno, não remetendo à avaliação do trabalho do professor. A experiência relatada sinaliza para a importância de formar o professor para a avaliação e como pesquisador de sua própria prática.Citas
AYDOS, A. P. B. R.; CARVALHAL, A. C. T.; FRANÇA, D. F.; SANTOS, M. F. V. A prática avaliativa na escola: que ação é essa?. Monografia. Campo Grande (MS): UCDB, 2004.
FICHER, B. T. D. Processos Avaliativos: pano de fundo dos cenários escolares. Educação: Unisinos. v. 6, n. 11, p. 11-27, 2002.
FREITAS, L. C. de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 1995.
GIMENO-SACRISTÀN, J. El curriculum: una reflexión sobre la práctica. 5. ed. Madri : Morata, 1995.
HADJI, C. Avaliação demistificada. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
HOFFMANN, J. Avaliação: Mitos & Desafios: uma perspectiva construtiva. 28. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.
LIBÂNEO, J.C. Didática. 15.ed. São Paulo: Cortez, 1994.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1995.
MACHADO, R. J. M. Questões dissertativas na avaliação escolar: o que considerar no preparo e aplicação. Revista do professor. v. 7, n., 26, p. 22-25, abr./jun. 1991.
MOREIRA, M. A.; AXT, R. Ênfases Curriculares e ensino de ciências. Ciência e Cultura, v. 39, n. 3, p. 250-258, 1987.
OLIVEIRA, A. M. S.; CRESPO, A. A. S.; OLIVEIRA, M. M. S.; LIMA, R. A. S. Avaliação. Monografia. Campo Grande (MS): UCDB, 2004.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999.
______. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
RAMOS, N. N. Perspectivas no trabalho em avaliação. AMAE Educando. Belo Horizonte, v. 20, n 192, p. 41-43, nov. 1987.
RODRIGUES, J. Educação e Valores: Avaliação. Rio de Janeiro: Gazetilha, 1992.
SANT’ANNA, I. M. Porque Avaliar? Como Avaliar? Critérios e Instrumentos. Petrópolis: Vozes, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.