Órtese do tipo Kafo com dispositivo auxiliar para deambulação de lesado medular torácico
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i24.898Palabras clave:
1. órtese KAFO, 2. deambulação, 3. lesado medular.Resumen
A lesão medular traumática consiste na secção ou ruptura, totalou parcial, da medula espinhal, ocasionando graves perdas sensitivase motoras na região abaixo do nível da lesão. Além disso ocorrerãoproblemas de ordem psicológica. Dentre as complicações temos ahipotensão ortostática, osteoporose, disfunções vesical e intestinal,disrefl exia autônoma e outras. Dentre as causas vem aumentandoconsideravelmente o número de lesões causadas pela violência,principalmente por arma de fogo, ocorrendo predominantementeem populações mais pobres. A perda da capacidade de deambulaçãoé um dos problemas mais signifi cantes, causador de sentimento deinferioridade, angústia e depressão. Devido a esses fatores surgiu anecessidade de se fazer um trabalho que suprisse, ao menos em parte,as perdas causadas pela lesão medular. Este trabalho consistiu nacriação de uma órtese do tipo KAFO com dispositivo auxiliar, paraproporcionar um meio de locomoção mais prático e efi ciente quefosse acessível aos pacientes. Durante a pesquisa procurou-se utilizarsomente materiais que não tivessem função de reabilitação anterior,pelo alto custo dos materiais ortopédicos disponíveis no mercado. Paraque fosse confeccionada tal órtese, foram utilizados canos de PVC,rebites metálicos, velcros, rodinhas de mesa, faixa gessada e gessoem pó de secagem rápida. Para utilização da órtese foi verifi cado anecessidade de um treinamento prévio para melhorar o equilíbrio,aumentar a força muscular nos membros superiores, diminuir a espasticidadee prevenir contraturas. O experimento desenvolvido serviu para mostrar a efi ciência, funcionabilidade e resistência da órtese feitacom materiais de baixo custo e se com o uso desta órtese o pacienteapresentaria melhoras na deambulação e em sua qualidade de vida,além da elevação da auto-estima.Citas
GREVE, J. M. D.; AMATUZZI, M. M. Medicina de reabilitação aplicada à ortopedia e traumatologia. São Paulo: Roca, 1999.
KOTTKE, F. J.; LEHMANN, J. F. Tratado de medicina física e reabilitação de Krusen. 4. ed. São Paulo: Manole. 1994.
O´SULLIVAN, S. B.; SCHMITZ; T.J. Fisioterapia avaliação e tratamento. 2. ed. São Paulo: Manole, 1993.
_____. Topics in spinal cord injury medicine. In: Physical Medicine and Rehabilitation Clinics of North America, v. 11, n. 1, feb. 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.