Rota Bioceânica, meio ambiente e direitos sociais: o papel do observatório UniRILA no auxílio à formulação de políticas públicas sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v30iEspecial.4868Palavras-chave:
sustentabilidade, tutela ambiental, Rota Bioceânica, observatórioResumo
Diante da preocupação com as repercussões em torno da implementação da Rota Bioceânica, foi criado o Observatório Interdisciplinar da Rede de Universidades Latino-Americana (UniRILA), com o propósito de ser uma importante iniciativa no contexto da integração regional e do desenvolvimento sustentável na América Latina. Seu objetivo principal é o de coletar, analisar e disseminar informações essenciais sobre os diversos aspectos associados aos impactos ambientais, à infraestrutura, à logística, ao desenvolvimento econômico e às políticas públicas. Nesse sentido, tendo por justificativa o papel fundamental da proteção ambiental na satisfação dos direitos sociais e na promoção de um desenvolvimento que seja includente, sustentável e sustentado no tempo, para as presentes e futuras gerações, o objetivo geral desta pesquisa é o de investigar a intersecção entre o Corredor Bioceânico e a proteção do meio ambiente, com ênfase na atuação do Observatório UniRILA. Os objetivos específicos, por sua vez, buscam (i) identificar as potencialidades da Rota Bioceânica e de seu processo de implementação; (ii) avaliar como a tutela do meio ambiente no contexto da Rota Bioceânica pode sobrelevar a efetivação dos direitos sociais na região; (iii) discutir a função contemporânea dos observatórios no auxílio à formulação de políticas públicas. A problemática da pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: a partir da atuação do Observatório UniRILA, como as políticas públicas de proteção ambiental podem ser formuladas e implementadas no contexto da Rota Bioceânica, de modo a garantir a preservação do meio ambiente e a promoção dos direitos sociais? Por fim, o presente resumo, ainda em andamento, é de natureza qualitativa e utiliza-se o método de abordagem hipotético-dedutivo, com base em pesquisas bibliográficas e documentais. Ademais, vale-se da análise de dados secundários, com a intenção de construir um estudo exploratório e descritivo sobre o tema.
Referências
ARGUELHO, J. F.; LOUBET, L. F.; EUGENIO, C.; BORGES, P. P. Need for Strategic Environmental Assessment on the Bi-Oceanic Route in Mato Grosso do Sul. Interações, Campo Grande, MS, v. 24, n. 4, 2023.
ASATO, T. A.; DORSA, A. C. Rota Bioceânica Brasil-Paraguai-Argentina-Chile: desafios pela frente sob a ótica do Desenvolvimento Local. Multitemas, Campo Grande, v. 26, n. 64, p. 101-22, 2022. DOI: 10.20435/multi.v26i64.3199
BUCCI, M. P. D. O conceito de política pública em direito. Políticas públicas: reflexões sobre o conceito jurídico. São Paulo: Saraiva, 2006.
CAMPELLO, L. G. B.; LIMA, R. D. O direito humano a viver em um meio ambiente saudável e equilibrado à luz dos seus vínculos com outros direitos humanos na imanência do pacto global ambiental. Revista Argumentum, Marília, v. 22, n. 1, p. 41-71, jan./abr. 2021.
HONÓRIO, K. S. O significado da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-americana (IIRSA) no regionalismo sul-americano (2000-2012): um estudo sobre a iniciativa e a participação do Brasil. 2013. Dissertação. (Mestrado em relações internacionais) - Programa de pós-graduação San Tiago Dantas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2013.
ONU. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. New York: ONU, 2015.
PHÉLAN, M. La Red Observatorios Locales de Barcelona, España: un estudio de casos para diseñar una propuesta nacional. Fermentum, Revista Venezolana de Sociología y Antropología, Mérida, v. 17, n. 48, p. 96-122, 2007.
SHIOTA, H.; DORSA, A. C.; CORAZZA, E.; VILHANUEVA, M. Observatorio interdisciplinario UniRILA: investigación e innovación desde la perspectiva de implementación de la Ruta de la Integración Latinoamericana. Interações, Campo Grande, v. 24, n. 4, p. 1-15, 2023.
SILVA, J. A. Direito Ambiental Constitucional. 4. ed. São Paulo: Malheiros, 2003.
TURINE, J. A. V.; FERREIRA, R. O. Cooperação Internacional para proteção ambiental do corredor bioceânico: o desenvolvimento sustentável nas constituições do Brasil e Paraguai. In: NUNES, C. A. R. et al (Org.). Anais de artigos completos do VII CIDH Coimbra. [volume 3]. Jundiaí: Edições Brasília, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Beatriz Mayumi de Oliveira Toma, Abner da Silva Jaques

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.