Rota Bioceânica, meio ambiente e direitos sociais: o papel do observatório UniRILA no auxílio à formulação de políticas públicas sustentáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v30iEspecial.4868

Palavras-chave:

sustentabilidade, tutela ambiental, Rota Bioceânica, observatório

Resumo

Diante da preocupação com as repercussões em torno da implementação da Rota Bioceânica, foi criado o Observatório Interdisciplinar da Rede de Universidades Latino-Americana (UniRILA), com o propósito de ser uma importante iniciativa no contexto da integração regional e do desenvolvimento sustentável na América Latina. Seu objetivo principal é o de coletar, analisar e disseminar informações essenciais sobre os diversos aspectos associados aos impactos ambientais, à infraestrutura, à logística, ao desenvolvimento econômico e às políticas públicas. Nesse sentido, tendo por justificativa o papel fundamental da proteção ambiental na satisfação dos direitos sociais e na promoção de um desenvolvimento que seja includente, sustentável e sustentado no tempo, para as presentes e futuras gerações, o objetivo geral desta pesquisa é o de investigar a intersecção entre o Corredor Bioceânico e a proteção do meio ambiente, com ênfase na atuação do Observatório UniRILA. Os objetivos específicos, por sua vez, buscam (i) identificar as potencialidades da Rota Bioceânica e de seu processo de implementação; (ii) avaliar como a tutela do meio ambiente no contexto da Rota Bioceânica pode sobrelevar a efetivação dos direitos sociais na região; (iii) discutir a função contemporânea dos observatórios no auxílio à formulação de políticas públicas. A problemática da pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: a partir da atuação do Observatório UniRILA, como as políticas públicas de proteção ambiental podem ser formuladas e implementadas no contexto da Rota Bioceânica, de modo a garantir a preservação do meio ambiente e a promoção dos direitos sociais? Por fim, o presente resumo, ainda em andamento, é de natureza qualitativa e utiliza-se o método de abordagem hipotético-dedutivo, com base em pesquisas bibliográficas e documentais. Ademais, vale-se da análise de dados secundários, com a intenção de construir um estudo exploratório e descritivo sobre o tema.

Biografia do Autor

Beatriz Mayumi de Oliveira Toma, Universidade Católica Dom Bosco

Graduanda em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Bolsista Fundect/MS.

Abner da Silva Jaques, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Referências

ARGUELHO, J. F.; LOUBET, L. F.; EUGENIO, C.; BORGES, P. P. Need for Strategic Environmental Assessment on the Bi-Oceanic Route in Mato Grosso do Sul. Interações, Campo Grande, MS, v. 24, n. 4, 2023.

ASATO, T. A.; DORSA, A. C. Rota Bioceânica Brasil-Paraguai-Argentina-Chile: desafios pela frente sob a ótica do Desenvolvimento Local. Multitemas, Campo Grande, v. 26, n. 64, p. 101-22, 2022. DOI: 10.20435/multi.v26i64.3199

BUCCI, M. P. D. O conceito de política pública em direito. Políticas públicas: reflexões sobre o conceito jurídico. São Paulo: Saraiva, 2006.

CAMPELLO, L. G. B.; LIMA, R. D. O direito humano a viver em um meio ambiente saudável e equilibrado à luz dos seus vínculos com outros direitos humanos na imanência do pacto global ambiental. Revista Argumentum, Marília, v. 22, n. 1, p. 41-71, jan./abr. 2021.

HONÓRIO, K. S. O significado da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-americana (IIRSA) no regionalismo sul-americano (2000-2012): um estudo sobre a iniciativa e a participação do Brasil. 2013. Dissertação. (Mestrado em relações internacionais) - Programa de pós-graduação San Tiago Dantas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2013.

ONU. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. New York: ONU, 2015.

PHÉLAN, M. La Red Observatorios Locales de Barcelona, España: un estudio de casos para diseñar una propuesta nacional. Fermentum, Revista Venezolana de Sociología y Antropología, Mérida, v. 17, n. 48, p. 96-122, 2007.

SHIOTA, H.; DORSA, A. C.; CORAZZA, E.; VILHANUEVA, M. Observatorio interdisciplinario UniRILA: investigación e innovación desde la perspectiva de implementación de la Ruta de la Integración Latinoamericana. Interações, Campo Grande, v. 24, n. 4, p. 1-15, 2023.

SILVA, J. A. Direito Ambiental Constitucional. 4. ed. São Paulo: Malheiros, 2003.

TURINE, J. A. V.; FERREIRA, R. O. Cooperação Internacional para proteção ambiental do corredor bioceânico: o desenvolvimento sustentável nas constituições do Brasil e Paraguai. In: NUNES, C. A. R. et al (Org.). Anais de artigos completos do VII CIDH Coimbra. [volume 3]. Jundiaí: Edições Brasília, 2023.

Downloads

Publicado

2025-04-15

Como Citar

Toma, B. M. de O., & da Silva Jaques, A. (2025). Rota Bioceânica, meio ambiente e direitos sociais: o papel do observatório UniRILA no auxílio à formulação de políticas públicas sustentáveis. Multitemas, 30(Especial), p. 11–18. https://doi.org/10.20435/multi.v30iEspecial.4868