Internacionalizando a extensão e estendendo a internacionalização: estudo de caso das 3ª e 4ª missões da universidade
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v24i1.3683Palavras-chave:
extensão, internacionalização, estudo de caso, pequenas e médias empresasResumo
Este artigo analisa resultados parciais de um projeto de extensão de uma instituição de ensino superior do sudeste do Brasil, que teve como objetivo internacionalizar a extensão e estender a internacionalização do ensino superior para o interior do estado, por meio do apoio a pequenas e médias empresas, focando, assim, nas 3ª (extensão) e 4ª (internacionalização) missões da universidade. Com esse fim, um estudo foi realizado em uma pequena empresa produtora de café participante do projeto. A abordagem metodológica adotada foi a de estudo de caso usada para analisar os dados coletados por meio de observações feitas durante visitas técnicas que envolveram ações de capacitação e conversas com os proprietários e funcionários, além de um questionário respondido pela gerente da empresa. Resultados da análise do estudo ressaltaram a relevância das terceira e quarta missões da universidade por meio desse projeto e de sua contribuição para a sociedade. O estudo conclui com a sugestão de integração das missões de extensão e internacionalização por meio de projetos de extensão/internacionalização como o descrito aqui, para aproximar a universidade da comunidade, fomentando o desenvolvimento humano, social e econômico da sociedade em seus diversos níveis, local, nacional e global.
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