Práticas educativas comparadas, geopolítica e território cultural: a internacionalização no Projeto Bioceânica Educativa/FUNDECT MS/CNPq
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v24i4.4223Palavras-chave:
Práticas educativas comparadas, geopolítica, território cultural, Rota Bioceânica, internacionalizaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo descrever como três categorias conceituais do Projeto Bioceânica Educativa se articulam e dão identidade ao paradigma de internacionalização da educação superior assumido pelo projeto. Teoricamente é desenvolvido assumindo a internacionalização como a quarta missão da Universidade, com auxílio metodológico do Estudo de Caso e dos Estudos em Educação Comparada. Contextualmente, ocorre no horizonte da Rota da Integração Latino-Americana (RILA/Rota Bioceânica). Ressalta-se que qualquer projeto de internacionalização exige uma leitura multinível, partindo do pressuposto de que o Projeto Bioceânica Educativa impõe a necessidade de saberes e práticas da diplomacia universitária, comparação entre sistemas de ensino, consciência da geopolítica internacional e apreensão cultural territorial em termos de quatro realidades geográficas históricas, políticas e socialmente diversas. Assim, para o Projeto Bioceânica Educativa, apresenta-se a possibilidade de continuar contribuindo com estudos e pesquisas em IES a partir de uma visão metateórica, jogando mais para evidenciar as possibilidades de tensão e relaxamento das relações interuniversitárias e internacionais.
Referências
ABDELJALIL, Akkari. Internacionalização das políticas educacionais. Transformações e desafios. São Paulo: Editora vozes, 2011.
BUNGE, Mario. Teoria e realidade. São Paulo: Editorial Perspectiva, 2017.
CIPRIANI, Andreza; SELPA, Maria. Internacionalização da educação superior em contextos emergentes: a produção recente em teses e dissertações no Brasil, em Interações, Campo Grande, v. 24, n. 2, p. 591–605, 2023. Doi: https://doi.org/10.20435/inter.v24i2.3895
CORREIA LIMA, Manolita; BETIOLI CONTEL, Fabio. Internacionalização da Educação Superior – nações ativas, nações passivas e geopolítica do conhecimento. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2011.
DE WIT, Hans. Misconceptions about (the end of) internationalization, challenges, and opportunities for the future. Revista Educación Superior y Sociedad (ESS), [s.l.], v. 21, n. 21, p. 65-78, 2017. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/27. Acesso em: 28 jul. 2023.
DORSA, Arlinda. O território cultural: espaço de saberes e paisagens construídas. Interações, Campo Grande, MS, v. 24, n. 1, jan./mar. 2023. Doi: http://dx.doi.org/10.20435/inter.v24i1.4013
GADAMER, Hans-Georg. Hermenéutica, estética e história: Antología. 2. ed. España: Ediciones Sígueme, 2013.
LAUDAN, L. O progresso e seus problemas: rumo a uma teoria doo progresso científico. Primera edición. Editora UNESP: Brasil, 2011.
LEAL ORDÓÑEZ, Linoel de Jesús, GOVEA DE BUSTAMANTE, Lidia del Carmen; DO NASCIMENTO OSÓRIO, António Carlos. Una base epistemológica para comprender la internacionalización de la educación superior en Brasil. InterMeio, Campo Grande, MS, v. 28, n. 55, p. 214-32, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17295. Acesso em: 28 jul. 2023.
MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001.
MONTEIRO, Elisabete; SELPA, M. Internacionalização da Educación Superior. Políticas, Integração e Mobilidade acadêmica. Blumenau: Edifurb, 2015.
MORELES, Jaime; JIMÉNEZ, Sara; CANAN, Silvia. La política de internacionalización de la Educación Superior. Efectos, brechas y asimetrías persistentes. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 30, n. 117, p. 1047-68, out./dez. 2022, Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-403620220003002939
PHILLIPS, David. Comparative Education: method. Research in Comparative and International Education, v. 1, n. 4, [s.p.], 2006. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.2304/rcie.2006.1.4.304. Acesso em: 28 jul. 2023.
PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
RICOEUR, Paul. El conflicto de las interpretaciones: ensayos de hermenéutica I. 2. ed. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2008.
ROSSI, Alejandro. Lenguaje y significado. México: Fondo de Cultura Económica, 2013.
SEABRA SANTOS, Fernando; ALMEIDA FILHO, Naomar. A quarta missão da universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Brasília, DF: Editora da Universidade de Brasilia / Coimbra University Press, 2012. 238 p.
SILVA, Fabiany de Cássia. Comparative study: theoretical foundations and research tools, en Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e193081, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5YDbJGbDWRkkTr8bDhvZnBh/?lang=en. Acesso em: 20 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Linoel Leal Ordonez, Fabiany de Cássia Tavares Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.