Aprendendo sobre avaliação pesquisando o conteúdo de provas escritas: relato de uma experiência no Curso de Biologia da Universidade Católica Dom Bosco

Autores

  • Cássia Santos Camillo
  • Esther Campagna Bertazzoni
  • Gislaine Delfino Silva
  • Luciana Maria Brito
  • Maikel da Silva Ferreira Luiz
  • Patrícia Tostes Palma
  • Tâmara Santos
  • Tatyane do Socorro Soares Brasil
  • Wanessa Barbosa Santana
  • Maria Aparecida de Souza Perrelli

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i35.865

Palavras-chave:

avaliação, ensino de Biologia, formação do professor.

Resumo

A formação do professor inclui, dentre outros aspectos, a instrumentação para a pesquisa em educação e a avaliação do ensino e da aprendizagem. Cientes da complexidade dessas questões, os graduandos do ano de 2005 do curso de Biologia da Universidade Católica DomBosco, por meio da disciplina de Estágio Supervisionado, foram desafiados a pesquisar e refletir sobre o tema “avaliação”mediante o desenvolvimentode um projeto de pesquisa que analisou o conteúdo de provas de Biologia aplicadas em escolas da cidade de CampoGrande, MS. As provas foram analisadas de acordo com a estruturação das questões, as habilidades exigidas e o nível de complexidade. Das 736 questões analisadas, a maioria foi estruturada na forma de questões objetivas. Tanto as questões objetivas quanto as discursivas priorizaram a repetição/memorização dos conteúdos. Houve questões que apresentaram falhas técnicas na sua elaboração. As questões foram referenciada sem uma perspectiva normativa e não formativa da avaliação, enfocando apenas o aluno, não remetendo à avaliação do trabalho do professor. A experiência relatada sinaliza para a importância de formar o professor para a avaliação e como pesquisador de sua própria prática.

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Souza Perrelli

 

 

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Publicado

2016-05-13

Como Citar

Camillo, C. S., Bertazzoni, E. C., Silva, G. D., Brito, L. M., Ferreira Luiz, M. da S., Palma, P. T., … de Souza Perrelli, M. A. (2016). Aprendendo sobre avaliação pesquisando o conteúdo de provas escritas: relato de uma experiência no Curso de Biologia da Universidade Católica Dom Bosco. Multitemas, (35). https://doi.org/10.20435/multi.v0i35.865

Edição

Seção

Artigos