O Museu Dom Bosco como espaço educativo
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i30.766Keywords:
Museu Dom Bosco, Educação em museus, Museologia.Abstract
Estudos de percepção têm demonstrado que o grande público concebeos museus como locais de exposição de objetos antigos. Em Campo Grande-MS, isso não é diferente. O Museu Dom Bosco tem um grande potencial educativo que pode ser explorado. Cientes da importância dos museus como centros de conhecimento, discussão, informação e pesquisa, pesquisadores do Museu estão implementado um projeto de Extensão: “Museu Dom Bosco vai à comunidade”. O objetivo principal desse projeto é o desenvolvimento de ações educativas, construindo pontes de cooperação entre escola e museu,no intuito de torná-lo um recurso pedagógico capaz de provocar mudançasno cotidiano dos cidadãos.
References
AIDAR, Gabriela. Educação museológica, arquitetura e recursos comunicacionais: os museus voltados para a inclusão social. 2002. Comunicação oral apresentada nos Encontros Museológicos – arquitetura, expografia, comunicação visual e cenografia: limites e reciprocidades, USP, São Paulo, mar. 2002.
CABRAL, Magaly. Educação em museus como produto: quem está comprando? Boletim CECA-Brasil, n. 1, 2002. Disponível em: <www.icom.org.br/CECA/ bc021b3.htm>. Acesso em: 20 out. 2002.
FARIA, Margarida Lima. Projecto: Museus e Educação. Instituto de Inovação Educacional, jul. 2000. Disponível em: <www.iie.min-edu.pt/proj/arte/ museus/ museus-educacao.pdf>. Acesso em: 15 maio 2003.
HOOPER-GREENHILL. Museum and Galleriy Education. Leicester: Leicester Museum Studies, 1991.
HUDSON, Kenneth. Forum La creation de services éducatifs dans les musées est elle une erreur? Museum Internacional, UNESCO, 62, n. 201, jun. 1999.
LUMBRERAS, Luis. Introdução. In: Guia para museos de arqueologia peruana. Lima: Milla Batres, 1983. p. 20.
WAGENSBERG, Jorge. Principios fundamentales de la museologia cientifica moderna. B. M. M., n. 55, p. 22-4, abr./jun. 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.