Educação ambiental através de trilhas interpretativas na reserva natural da Universidade Católica Dom Bosco
Keywords:
Reserva natural, Metodologia, Ecoturismo, Educação ambiental, Trilhas interpretativas.Abstract
Por educação ambiental entende-se as atividades que objetivam a conscientização ambiental e a responsabilidade social de cada um em relação à natureza. Pode se caracterizar como uma atividade formal, através de uma disciplina específica,ou informal, com uma visão interdisciplinar. Os meios para tal atividade podem ser palestras, visitas, teatro de fantoches, museu temático, vídeos, trilhas interpretativas, entre outros. O objetivo da pesquisa foi o de analisar a viabilidade da implantação da educação ambiental através de trilhas interpretativas na reserva natural existente no campus da Universidade Católica Dom Bosco. Para se atingir este objetivo foram realizadas pesquisas bibliográficas, aplicados questionários quantitativos com os acadêmicos da própria universidade dos cursos de Turismo, Biologia, Geografia e Engenharia Sanitária e Ambiental, bem como com os moradores dos bairros do entorno. Foram também realizadas entrevistas semi-estruturadas com o Reitor e os Pró-Reitores da Universidade Católica Dom Bosco e visitas ao local. No decorrer deste trabalho foi enfatizada a importância do turismo sustentável e do ecoturismo para a comunidade receptora. No instante em que a atividade de educação ambiental for realizada de maneira organizada e consciente, a área em questão poderá se tornar também uma opção de lazer para os visitantes que vêm de fora.References
BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 5. ed. São Paulo: Editora SENAC/São Paulo, 2001
CRESPO, Samyra. Origens e evolução. in: Senac e Educação ambiental. Janeiro/ abril 1999, v.8 n. 1. Rio de Janeiro: SENAC, 1999
Curso de planejamento, administração e manejo de áreas naturais protegidas. Campo Grande: FEMAP/ MS, 2000
DENCKER,Ada de Freitas. Métodos e técnicas de pesquisa em Turismo. São Paulo: Futura, 1998.
GOIDANICH, Karin Leyser. Turismo ecológico. 2. ed. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2000. Série Desenvolvendo o Turismo vol.2
LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Mariana de Andrade. Metodologia científica. Editora Atlas, 1989
LE BOURLEGAT, Cleonice A. Caracterização preliminar da área do campus da universidade Católica Dom Bosco. Dissertação. Campo Grande: 1996
MERGULHÃO, Maria Carmélia e VASAKI, Beatriz Nascimento G. Educando para a conservação da natureza: sugestões de atividades em educação ambiental. São Paulo: Hucitec, 1998
NASCIMENTO, Eva Pereira. Ética e crise ambiental. in: www.gepedea.hpg.com.br
NEIMAN, Zysman. Ecoturismo e educação ambiental: caminhos para uma nova consciência da comunidade universitária. in: Caderno UniABC de Turismo. Ano II n. 4. Santo André: Editora UniABC, fev/ 2000
PADUA, Suzana Machado e TABANEZ, Marlene Francisca (org.). Educação ambiental, caminhos trilhados no Brasil. Brasília: IPE, 1997
PAGANI, et.al. As trilhas interpretativas da natureza e o ecoturismo. in: LEMOS, Amalia Ines G de (org). Turismo- impactos socioambientais. São Paulo: Hucitec, 1996
PELLEGRINI FILHO, Américo. Ecologia, cultura e turismo. 2º ed. Campinas: Papirus, 1993. Coleção Turismo
PINTO, Maria Novaes e VIOLA, Eduardo José. Experiências de educação ambiental. in: Desenvolvimento e educação ambiental. Brasília: INEP, 1992. Séria Encontros e Desencontros
RUSCHMANN, Doris Van de Mene. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. São Paulo: Editora Papirus, 1997. Coleção Turismo
SWARBROOKE, Johm. Turismo cultural, ecoturismo e ética. São Paulo: Aleph, 2000. Coleção Turismo Sustentável vol.4
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.