A presença educativa no Sistema Preventivo de Dom Bosco: uma análise à luz da ética levinasiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v30i75.4782

Palavras-chave:

ética, sistema preventivo, rosto, educação integral

Resumo

Este artigo analisa a presença pedagógica no Sistema Preventivo de Dom Bosco sob a ótica da ética levinasiana, usando uma revisão narrativa da bibliografia. Explora-se a convergência entre as categorias desses sistemas para propor uma abordagem educacional integradora e centrada no estudante. O Sistema Preventivo de Dom Bosco valoriza razão, religião e amorevolezza na educação dos jovens, enquanto a filosofia de Emmanuel Lévinas ressalta a responsabilidade ética para com o outro. Integrando esses princípios, busca-se uma prática educacional que valorize a dignidade, a autonomia e a singularidade do aluno, promovendo uma educação mais humanizada e ética. Este estudo visa inspirar reflexões e práticas que fortaleçam a educação contemporânea, oferecendo uma nova perspectiva sobre o papel do educador e sua relação com o aluno no processo educativo.

 

Biografia do Autor

Kaique Kaique Fornasiero de Souza, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Graduado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), formado em Tec. em Mecatrônica pelo Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna e atualmente professor de salesianidade no Instituto Dom Bosco, em Dourados.

Márcio Luís Costa, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutor e mestre em Filosofia na “Facultad de Filosofía y Letras” da “Universidad Nacional Autónoma de México”, México, DF. Graduado em Filosofia na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Coordena o Grupo de Pesquisa Modelos Histórico-epistemológicos e Produção de Saúde, com registro no CNPq e certificação da UCDB. Coordena o Grupo de Estudos Ética e Cuidado, vinculado ao Laboratório de Psicologia da Saúde, Políticas da Cognição e da Subjetividade do programa de mestrado e doutorado em Psicologia. Desenvolve pesquisas e orienta em Fenomenologia e Ética orientada ao cuidado na atenção em saúde mental, no mestrado e doutorado em Psicologia da UCDB.

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Publicado

2025-09-29

Como Citar

Souza, K. K. F. de, & Costa, M. L. (2025). A presença educativa no Sistema Preventivo de Dom Bosco: uma análise à luz da ética levinasiana. Multitemas, 30(75). https://doi.org/10.20435/multi.v30i75.4782