A educação midiática nas pesquisas de iniciação científica da Universidade de Sorocaba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v30i75.4800

Palavras-chave:

educação midiática, iniciação científica, competência midiática

Resumo

Este estudo investigou a presença da educação midiática em duas pesquisas de iniciação científica. O objetivo foi compreender como a educação midiática foi abordada nas investigações, com foco em temas como ética, verdade nas redes sociais, curtas-metragens, competência midiática e sustentabilidade. A metodologia adotada foi a análise documental dos relatórios das pesquisas selecionadas, com abordagem qualitativa. O estudo analisou, primeiramente, como os booktubers discutem questões como autenticidade e ética e, em segundo lugar, como os curtas-metragens podem ser utilizados para promover a competência midiática em sala de aula. A relevância do trabalho está em explorar estratégias para formação de cidadãos críticos e participativos, capazes de navegar com consciência no ambiente midiático contemporâneo. Dentre os resultados, destaca-se a descrição de como a educação midiática pode ser integrada ao ensino, promovendo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para a formação de uma sociedade mais informada e responsável. 

Biografia do Autor

Aléxia Roche, Universidade de Sorocaba

Doutoranda e mestre no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade de Sorocaba. Graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade de Sorocaba e em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. 

Ana Fernanda Vasques Aragom, Universidade de Sorocaba

Licencianda no curso de Letras Português-Inglês na Universidade de Sorocaba.

Rejeda Ojeda Domingos, Universidade de Sorocaba

Graduanda no curso de Relações Internacionais da Universidade de Sorocaba. 

Ricardo José Orsi de Sanctis, Universidade de Sorocaba

Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba.

Referências

AGUADED, I.; SANTOS, V. M.; VIZCAÍNO-VERDÚ, A.; CHIBÁS-ORTIZ, F. Currículo Alfamed de formação de professores em educação midiática AMI (Alfabetização midiática e informacional) na era pós-COVID-19. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2021. Disponível em: https://educamidia.org.br/api/wp-content/uploads/2021/10/2021-Curriculo-Alfamed-PT-final-1-compactado.pdf. Acesso em: 20 out. 2024.

ARAGOM, A. F. V.; ROCHE, A. Docentes digitales: análisis de canales brasileños en YouTube. In: PÉREZ-RODRÍGUEZ, M. A.; DE-CASAS-MORENO, P.; ROJAS-ESTRADA, E. G. (Org.). Redes sociales y ciudadanía: el reto de la formación docente en educación mediática. [v. 3]. Madrid: Grupo Comunicar Ediciones, 2024. p. 489-494. Disponível em: https://www.grupocomunicar.com/pdf/redes-sociales-y-ciudadania-2024.pdf. Acesso em: 25 out. 2024.

BORGES, G; BARBOSA, M. Competências midiáticas em cenários brasileiros: interfaces entre comunicação, educação e artes. Juíz de Fora: Editora da UFJF, 2019.

BUCKINGHAM, D. Manifesto pela educação midiática. São Paulo: Edições Sesc SP, 2022.

BUCKINGHAM, D. Educación en medios: alfabetización, aprendizaje y cultura contemporánea. Barcelona: Paidós, 2005.

CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2014.

FERREIRA, A. B. H. Mini Aurélio: o dicionário da Língua Portuguesa. Curitiba: Positivo, 2010.

FERRÉS, J.; PISCITELLI, A. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, Juiz de Fora, v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183. Acesso em: 2 out. 2024.

GRIZZLE, A.; MOORE, P.; DEZUANNI, M.; ASTHANA, S.; WILSON, C.; BANDA, F.; ONUMAH, C. (Org.). Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. Brasília: UNESCO, 2016. 204p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246421. Acesso em: 2 nov. 2024.

GUTIÉRREZ-MARTÍN, A.; PINEDO-GONZÁLEZ, R.; GIL-PUENTE, C. Competencias TIC y mediáticas del profesorado. Convergencia hacia un modelo integrado AMI-TIC. Revista Comunicar, [S. l.], v. 30, n. 70, 2022. Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=70&articulo=70-2022-02. Acesso em: 5 out. 2024.

HAPPINESS. Direção de Steve Cutts, 2017. [S. l.]: [S. n.], 2017. 1 vídeo (5 min), filme, son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e9dZQelULDk. Acesso em: 20 ago. 2024.

ILHA DAS FLORES. Direção de Jorge Furtado. Porto Alegre: Casa do Cinema de Porto Alegre; KODAK, Porto Alegre, 1989. 1 vídeo (12 min), filme, son., color.

KOZINETS, R. V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

LÉVY, P. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

LILA. Direção de Carlos Lascano. Artistas: Alma García, Alejandro Gómez e Luján Capra. [S. l.]: [S. n.], 2014. 1 vídeo (9 min), son., color.

MAN. Direção de Steve Cutts. [S. l.]: [S. n.], 2012. 1 vídeo (4 min), filme, son., color.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009.

PIRES, C. P.; PIMENTA, M. A. A. Propuesta de definición en Educación Mediática con enfoque al capitalismo digital. In: PÉREZ, A. R.; CASAS, P. M.; ROJAS, E. G. E. (Org.). Redes sociales y ciudadanía: el reto de la formación del profesorado en educación mediática. [v. 3]. Madrid: Grupo Comunicar Ediciones, 2024. p. 611-614. Disponível em: https://www.grupocomunicar.com/pdf/redes-sociales-y-ciudadania-2024.pdf. Acesso em: 25 out. 2024.

ROCHE, A.; SOBRAL, D. L. S.; PIMENTA, M. A. A. Competência midiática, sustentabilidade e práticas pedagógicas no ensino superior: uma experiência a partir do projeto EcoCine. In: Encontro de Pesquisadores em Educação Escolar da Universidade de Sorocaba, 1., 2022, Sorocaba. Anais [...]. Sorocaba: Universidade de Sorocaba, 2022. Disponível em: https://sistema.uniso.br/site-uniso/epes/2022/gts/praticas-educativas/competencia-midiatica-sustentabilidade-e-praticas-pedagogicas-no-ensino-superior.pdf. Acesso em: 20 out. 2024.

ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SUNNY DAY. Direção de Faouzi Bensaïdi. [S. l.]: [S. n.], 2019. 1 video (26 min), filme, son., color.

SIGILIANO, D.; BORGES, G. Competência midiática: o ativismo dos fãs de The Handmaid’s Tale. Comunicação & Inovação, PPGCOM/USCS, São Caetano do Sul, v. 19, n. 40, p. 106-122, maio/ago. 2018.

VARKEN. Direção de Jorn Leeuwerink. [S. l.]: [S. n.], 2022.

Downloads

Publicado

2025-09-29

Como Citar

Roche, A., Aragom, A. F. V., Domingos, R. O., & Sanctis, R. J. O. de. (2025). A educação midiática nas pesquisas de iniciação científica da Universidade de Sorocaba . Multitemas, 30(75). https://doi.org/10.20435/multi.v30i75.4800