A educação midiática nas pesquisas de iniciação científica da Universidade de Sorocaba
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v30i75.4800Palavras-chave:
educação midiática, iniciação científica, competência midiáticaResumo
Este estudo investigou a presença da educação midiática em duas pesquisas de iniciação científica. O objetivo foi compreender como a educação midiática foi abordada nas investigações, com foco em temas como ética, verdade nas redes sociais, curtas-metragens, competência midiática e sustentabilidade. A metodologia adotada foi a análise documental dos relatórios das pesquisas selecionadas, com abordagem qualitativa. O estudo analisou, primeiramente, como os booktubers discutem questões como autenticidade e ética e, em segundo lugar, como os curtas-metragens podem ser utilizados para promover a competência midiática em sala de aula. A relevância do trabalho está em explorar estratégias para formação de cidadãos críticos e participativos, capazes de navegar com consciência no ambiente midiático contemporâneo. Dentre os resultados, destaca-se a descrição de como a educação midiática pode ser integrada ao ensino, promovendo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para a formação de uma sociedade mais informada e responsável.
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