Explorando as dimensões do e-servicescape em uma plataforma de ensino e aprendizagem on-line: o caso do Senar
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v30i75.4828Palavras-chave:
E-servicescape, plataforma EaD, SenarResumo
O estudo teve como objetivo analisar o serviço de educação a distância (EaD) ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com foco na plataforma de ensino e aprendizagem virtual. Trata-se de um estudo de caso que consistiu em explorar toda a plataforma EaD do Senar. Os dados foram sintetizados nas dimensões do servicescape propostas por Bitner (1992). Como resultado, observa-se que diversos aspectos do projeto necessitam ser explorados para a maximização da experiência dos usuários, especialmente em relação à organização dos cursos ofertados. As dimensões ambiente, sinais, símbolos e artefatos e interação têm sido bem atendidas. Por outro lado, diversos aspectos do projeto ainda necessitam ser explorados para facilitar a navegabilidade dos usuários. Este estudo contribui para incluir na análise do e-servicescape o contexto de uma organização voltada à formação e à profissionalização no meio rural ainda não contemplada pela literatura sobre o tema.
Referências
BITNER, M. J. Servicescapes: the impact of physical surroundings on customers and employees. The Journal of Marketing, [S. l.], v. 56, n. 2, p. 57-71, 1992. DOI: https://doi.org/10.1177/002224299205600205
SENAR. Cursos: matrículas abertas. EAD.Senar, Campo Grande, 2023. Disponível em: https://ead.senar.org.br/sobre. Acesso em: 16 dez. 2023.
GREWAL, D.; MULLIKIN, J. L.; MUNGER, J. Loyalty in e-tailing: a conceptual framework. Journal of Relationship Marketing, Philadelphia, v. 2, n. 3/4, p. 31-45, 2003. DOI: https://doi.org/10.1300/J366v02n03_03
HAKIM, L.; DESWINDI, L. Assessing the effects of e-servicescapes on customer intention: a study on the hospital websites in South Jakarta. Procedia–Social and Behavioural Sciences, [S. l.], v. 169, p. 227-239, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.306
HARRIS, L. G.; GOODE, M. H. Online servicescape, trust, and purchase intentions. Journal of Services Marketing, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 230-243, 2010. DOI: https://doi.org/10.1108/08876041011040631
HENDERSON, P. W.; COTE, J. A. Guidelines for selecting or modifying logos. Journal of marketing, [S. l.], v. 62, n. 2, p. 14-30, 1998. DOI: https://doi.org/10.1177/002224299806200202
HOPKINS, C. D.; GROVE, S. J.; RAYMOND, M. A.; LAFORGE, M. C. Designing the e-servicescape: implications for online retailers. Journal of Internet Commerce, Philadelphia, v. 8, p. 23-43, 2009. DOI: https://doi.org/10.1080/15332860903182487
JOSIEN, L. Internet and Servicescape: toward an e-servicescape theory. Journal of Business, Society and Government, [S. l.], v. 2, n. 2, 2010. Disponível em: https://openurl.ebsco.com/EPDB%3Agcd%3A14%3A19056734/detailv2?sid=ebsco%3Aplink%3Acrawler&id=ebsco%3Agcd%3A57051628. Acesso em: 10 dez. 2023.
KLANAC, N. G. An integrated approach to customer value: a comprehensive-practical approach. Journal of Business Market Management, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 22-37, 2013. Disponível em: https://www.econstor.eu/bitstream/10419/76796/1/751121355.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023.
LAI, K. P.; CHONG, S. C.; ISMAIL, H. B.; TONG, D. Y. K. An explorative study of shopper- based salient e-servicescape attributes: a means-end chain approach. International Journal of Information Management, Amsterdam, v. 34, n. 4, p. 517-532, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2014.01.010
McKINNEY, L. N. Creating a satisfying Internet shopping experience via atmospheric variable. International Journal of Consumer Studies, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 268-283, 2004.
MERRIAM, S. B.; TISDELL, E. J. Qualitative research: a guide to design and implementation. 4. ed. San Francisco: Jossey-Bass, 2016.
MEUTER, M. L.; OSTROM, A. L; ROUNDTREE, R. I.; BITNER, M. J. Self-Service Technologies: understanding customer satisfaction with technology-based service encounters. Journal of Marketing, [S. l.], v. 64, n. 3, p. 50-64, jul. 2000. DOI: https://doi.org/10.1509/jmkg.64.3.50.18024
MUMMALANENI, V. An empirical investigation of Web site characteristics, consumer emotional states and on-line shopping behaviors. Journal of Business Research, [S. l.], v. 58, n. 4, p. 562-532, 2005. DOI: https://doi.org/10.1016/S0148-2963(03)00143-7
NICOTERA, C. L. Information access by design: electronic guidelines for librarians. Information Technology and Libraries, Chicago, v. 18, ed. 2, p. 104-108, jun. 1999. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/b411491025fc042c89a8ee1079f0e808/1?pq-. Acesso em: 2 dez. 2023.
SAUNDERS, M.; LEWIS, P.; THORNHILL, A. Research methods for business students. 7 ed. Harlow: Pearson, 2016.
TANKOVIC, A. C.; BENAZIC, D. The perception of e-servicescape and its influence on perceived e-shopping value and customer loyalty. Online Information Review, [S. l.], v. 42 n. 7, p. 1124-1145, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/OIR-12-2016-0354
TAYLOR, M. J.; ENGLAND, D. Internet marketing: web site navigational design issues. Marketing Intelligence & Planning, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 77-85, 2006. DOI: https://doi.org/10.1108/02634500610641570
TURLEY, L. W.; MILLIMAN, R. E. Atmospheric effects on shopping behavior: a review of the experimental evidence. Journal of Business Research, [S. l.], v. 49, p. 193-211, 2000. DOI: https://doi.org/10.1016/S0148-2963(99)00010-7
WILLIAMS, R.; DARGEL, M. From servicescape to “cyberscape”. Marketing Intelligence & Planning, [S. l.], v. 22 n. 3, p. 310-320, 2004. DOI: https://doi.org/10.1108/02634500410536894
WU, C. S.; CHENG, F. F.; YEN, D. C. The atmospheric factors of online store-front environment design: An empirical experiment in Taiwan. Information & Management, [S. l.], v. 45, n. 7, 493-498, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.im.2008.07.004
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre. Bookman, 2014.
ZANELLI, J. C. Pesquisa qualitativa em estudos da gestão de pessoas. Estudos da Psicologia, São Paulo, n. 7, p. 79-88, 2002.
ZEITHAML, V. A.; PARASURAMAN, A.; MALHOTRA, A. Service quality delivery through web sites: a critical review of extant knowledge. Journal of the Academy of Marketing Science, [S. l.], v. 30, n. 4, p. 362-375, 2002. DOI: https://doi.org/10.1177/009207002236911
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernanda Rodrigues de Siqueira, Gabrielly Martins dos Santos, Caroline Pauletto Spanhol

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.