Explorando as dimensões do e-servicescape em uma plataforma de ensino e aprendizagem on-line: o caso do Senar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v30i75.4828

Palavras-chave:

E-servicescape, plataforma EaD, Senar

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar o serviço de educação a distância (EaD) ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com foco na plataforma de ensino e aprendizagem virtual. Trata-se de um estudo de caso que consistiu em explorar toda a plataforma EaD do Senar. Os dados foram sintetizados nas dimensões do servicescape propostas por Bitner (1992). Como resultado, observa-se que diversos aspectos do projeto necessitam ser explorados para a maximização da experiência dos usuários, especialmente em relação à organização dos cursos ofertados. As dimensões ambiente, sinais, símbolos e artefatos e interação têm sido bem atendidas. Por outro lado, diversos aspectos do projeto ainda necessitam ser explorados para facilitar a navegabilidade dos usuários. Este estudo contribui para incluir na análise do e-servicescape o contexto de uma organização voltada à formação e à profissionalização no meio rural ainda não contemplada pela literatura sobre o tema.

Biografia do Autor

Fernanda Rodrigues de Siqueira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), na Escola de Administração e Negócios (Esan). 

Gabrielly Martins dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

2 Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), na Escola de Administração e Negócios (Esan).

Caroline Pauletto Spanhol , Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), na Escola de Administração e Negócios (Esan). 

Referências

BITNER, M. J. Servicescapes: the impact of physical surroundings on customers and employees. The Journal of Marketing, [S. l.], v. 56, n. 2, p. 57-71, 1992. DOI: https://doi.org/10.1177/002224299205600205

SENAR. Cursos: matrículas abertas. EAD.Senar, Campo Grande, 2023. Disponível em: https://ead.senar.org.br/sobre. Acesso em: 16 dez. 2023.

GREWAL, D.; MULLIKIN, J. L.; MUNGER, J. Loyalty in e-tailing: a conceptual framework. Journal of Relationship Marketing, Philadelphia, v. 2, n. 3/4, p. 31-45, 2003. DOI: https://doi.org/10.1300/J366v02n03_03

HAKIM, L.; DESWINDI, L. Assessing the effects of e-servicescapes on customer intention: a study on the hospital websites in South Jakarta. Procedia–Social and Behavioural Sciences, [S. l.], v. 169, p. 227-239, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.306

HARRIS, L. G.; GOODE, M. H. Online servicescape, trust, and purchase intentions. Journal of Services Marketing, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 230-243, 2010. DOI: https://doi.org/10.1108/08876041011040631

HENDERSON, P. W.; COTE, J. A. Guidelines for selecting or modifying logos. Journal of marketing, [S. l.], v. 62, n. 2, p. 14-30, 1998. DOI: https://doi.org/10.1177/002224299806200202

HOPKINS, C. D.; GROVE, S. J.; RAYMOND, M. A.; LAFORGE, M. C. Designing the e-servicescape: implications for online retailers. Journal of Internet Commerce, Philadelphia, v. 8, p. 23-43, 2009. DOI: https://doi.org/10.1080/15332860903182487

JOSIEN, L. Internet and Servicescape: toward an e-servicescape theory. Journal of Business, Society and Government, [S. l.], v. 2, n. 2, 2010. Disponível em: https://openurl.ebsco.com/EPDB%3Agcd%3A14%3A19056734/detailv2?sid=ebsco%3Aplink%3Acrawler&id=ebsco%3Agcd%3A57051628. Acesso em: 10 dez. 2023.

KLANAC, N. G. An integrated approach to customer value: a comprehensive-practical approach. Journal of Business Market Management, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 22-37, 2013. Disponível em: https://www.econstor.eu/bitstream/10419/76796/1/751121355.pdf. Acesso em: 10 dez. 2023.

LAI, K. P.; CHONG, S. C.; ISMAIL, H. B.; TONG, D. Y. K. An explorative study of shopper- based salient e-servicescape attributes: a means-end chain approach. International Journal of Information Management, Amsterdam, v. 34, n. 4, p. 517-532, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2014.01.010

McKINNEY, L. N. Creating a satisfying Internet shopping experience via atmospheric variable. International Journal of Consumer Studies, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 268-283, 2004.

MERRIAM, S. B.; TISDELL, E. J. Qualitative research: a guide to design and implementation. 4. ed. San Francisco: Jossey-Bass, 2016.

MEUTER, M. L.; OSTROM, A. L; ROUNDTREE, R. I.; BITNER, M. J. Self-Service Technologies: understanding customer satisfaction with technology-based service encounters. Journal of Marketing, [S. l.], v. 64, n. 3, p. 50-64, jul. 2000. DOI: https://doi.org/10.1509/jmkg.64.3.50.18024

MUMMALANENI, V. An empirical investigation of Web site characteristics, consumer emotional states and on-line shopping behaviors. Journal of Business Research, [S. l.], v. 58, n. 4, p. 562-532, 2005. DOI: https://doi.org/10.1016/S0148-2963(03)00143-7

NICOTERA, C. L. Information access by design: electronic guidelines for librarians. Information Technology and Libraries, Chicago, v. 18, ed. 2, p. 104-108, jun. 1999. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/b411491025fc042c89a8ee1079f0e808/1?pq-. Acesso em: 2 dez. 2023.

SAUNDERS, M.; LEWIS, P.; THORNHILL, A. Research methods for business students. 7 ed. Harlow: Pearson, 2016.

TANKOVIC, A. C.; BENAZIC, D. The perception of e-servicescape and its influence on perceived e-shopping value and customer loyalty. Online Information Review, [S. l.], v. 42 n. 7, p. 1124-1145, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/OIR-12-2016-0354

TAYLOR, M. J.; ENGLAND, D. Internet marketing: web site navigational design issues. Marketing Intelligence & Planning, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 77-85, 2006. DOI: https://doi.org/10.1108/02634500610641570

TURLEY, L. W.; MILLIMAN, R. E. Atmospheric effects on shopping behavior: a review of the experimental evidence. Journal of Business Research, [S. l.], v. 49, p. 193-211, 2000. DOI: https://doi.org/10.1016/S0148-2963(99)00010-7

WILLIAMS, R.; DARGEL, M. From servicescape to “cyberscape”. Marketing Intelligence & Planning, [S. l.], v. 22 n. 3, p. 310-320, 2004. DOI: https://doi.org/10.1108/02634500410536894

WU, C. S.; CHENG, F. F.; YEN, D. C. The atmospheric factors of online store-front environment design: An empirical experiment in Taiwan. Information & Management, [S. l.], v. 45, n. 7, 493-498, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.im.2008.07.004

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre. Bookman, 2014.

ZANELLI, J. C. Pesquisa qualitativa em estudos da gestão de pessoas. Estudos da Psicologia, São Paulo, n. 7, p. 79-88, 2002.

ZEITHAML, V. A.; PARASURAMAN, A.; MALHOTRA, A. Service quality delivery through web sites: a critical review of extant knowledge. Journal of the Academy of Marketing Science, [S. l.], v. 30, n. 4, p. 362-375, 2002. DOI: https://doi.org/10.1177/009207002236911

Downloads

Publicado

2025-09-29

Como Citar

Siqueira, F. R. de, Santos, G. M. dos, & Spanhol , C. P. (2025). Explorando as dimensões do e-servicescape em uma plataforma de ensino e aprendizagem on-line: o caso do Senar. Multitemas, 30(75). https://doi.org/10.20435/multi.v30i75.4828