A utilização do método de coleta de dados via internet na percepção dos executivos dos institutos de pesquisa de mercado atuantes no Brasil

Autores

  • Vasiliki Evangelou Calliyeris
  • Alexandre Luzzi Las Casas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar as percepções dos executivos dos institutos brasileiros depesquisa de mercado sobre a coleta de dados via internet, bem como evidenciar quais são as principais vantagens edesvantagens desse método. Vários pontos fortes e fracos foram identifi cados no estudo, e os institutos de pesquisadevem se mobilizar para encontrar alternativas criativas para superar as desvantagens apontadas.

Palavras-chave: Web survey. CATI. CAPI.

Referências

BABBIE, Earl. Métodos de pesquisa de Survey. Tradução de de Guilherme Cezarino. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

BAKER, R.; BLUMBERG, S. J.; BRICK, J. M.; COUPER, M. P.; COURTRIGHT, M.; DENNIS, J. M.; DILLMAN, D.; FRANKEL, M. R.; GARLAND, P.; GROVES, R. M.; KENNEDY, C.; KROSNICK, J.; LAVRAKAS, P. J. Research Synthesis: AAPOR Report on Online Panels. Public Opinion Quarterly. v. 74, n. 4, p. 711-781, dez./fev. 2010.

BETHLEHEM, J. Selection Bias in Web Surveys. International Statistical Review. v. 78, n. 2, p. 161-188, 2010.

COUPER, M. P. Web Surveys a review of issues and approaches. Public Opinion Quarterly. v. 64, p. 464-494, 2000.

COUPER, M. P.; MILLER, P. V. Web survey Methods: Introduction. Public Opinion Quarterly. v. 72, n. 5, p. 831-835, 2008.

COUPER, M. P.; ROWE, B. Evaluation of a computer-assisted self-interview component in a computer-assisted personal interview survey. Public Opinion Quarterly, v. 60, n. 1, p. 89-105, 1996.

DALEY, E. M.; McDERMOTT R. J.; BROWN K. R. M.; KITTLESON M. J. Conducting Web-based Survey Research: A Lesson in Internet Designs. Am J Health Behav., v. 27, n. 2, p. 116-124, 2003.

DILLMAN, Don A. Mail and Internet Surveys: The Tailored Design Method. 2. ed. Nova York: John Wiley and Sons, 1999.

FLEMING C. M.; BOWDEN M. Web-based surveys as an alternative to traditional mail methods. Journal of Environmental Management. v. 90, p. 284-292, 2009.

FRICKER, S.; GALESIC, M.; TOURANGEAU, R.; YAN, T. An Experimental Comparison of Web and Telephone Surveys. Public Opinion Quarterly. v. 69, n. 3, p. 370-392, set./nov. 2005.

GUNTER, B; NICHOLAS, D.; HUNTINGTON, P.; WILLIAMS, P. Online versus Offline Research: implications for evaluating digital media. Aslib Proceedings, v. 54, n. 4, p. 229-239, jan. 2002.

KIESLER, Sara. Culture of the Internet. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 1997.

KIM, J.; KANG, J.; KIM, S.; SMITH, T. W.; SON, J.; BERKTOLD, J. Comparison between Self-administered Questionnaire and Computer-assisted Self-interview for Supplemental Survey Nonresponse. Field Methods, 22:57, 2009.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Tradução de Nivaldo Montingelli Jr. e Alfredo Neves de Farias. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

McDONALD, H.; ADAM, S. A comparison of online and postal data collection methods in marketing research. Emerald Marketing Intelligence & Planning, v. 21, n. 2, p. 85-95, 2003.

SAX, L. J.; GILMARTIN, S. K.; BRYANT A. N. Assessing Response Rates and NonResponse Bias in Web and Paper Surveys. Research in Higher Education, v. 44, n. 4, ago. 2003.

SILVERMAN, D. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Tradução de Magda França Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SPROULL, Lee; KIESLER, Sara. Connections: New Ways of Working in the Networked Organization. Cambridge-MA: The MIT Press, 1991.

THACH, L. Using Electronic Mail to Conduct Survey Research. Educational Technology, p. 27-31, mar./abr. 1995.

TOURANGEAU, R.; SMITH, T.W. Asking Sensitive Questions: The Impact of Data Collection Mode, Question Format, and Question Context. Public Opinion Quarterly, v. 60, p. 275-304, 1996.

TRUJILLO, Victor. Pesquisa de mercado qualitativa e quantitativa. 2. ed. São Paulo: Scortecci, 2003.

Downloads

Publicado

2016-02-04

Como Citar

CALLIYERIS, Vasiliki Evangelou; LAS CASAS, Alexandre Luzzi. A utilização do método de coleta de dados via internet na percepção dos executivos dos institutos de pesquisa de mercado atuantes no Brasil. Interações (Campo Grande), Campo Grande, v. 13, n. 1, 2016. Disponível em: https://multitemasucdb.emnuvens.com.br/interacoes/article/view/300. Acesso em: 3 jul. 2025.