Rota da Integração Latino-Americana: um reflexo do patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v25i1.4221Palavras-chave:
RILA, patrimônio cultural, Mato Grosso do SulResumo
Tendo como base a proposta para o Dossiê III: O Papel da Unirila nos Desafios da Integração na Rota Bioceânica (Brasil, Paraguai, Argentina E Chile), este artigo tem como objetivo conceituar, identificar e analisar a importância do Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul- MS e sua relevância no contexto da Rota bioceânica já que o corredor rodoviário cruzará parte deste território, ligando o Porto de Santos, no Brasil, com portos chilenos, passando pelo Paraguai e Argentina. Esta implantação certamente abrirá possibilidades econômicas em vários aspectos na região ao passo que considerar e identificar a cultura local poderá agregar valor e incorporar à temática cultural nas ações de turismo, desenvolvimento local, bem como nas políticas públicas. Este trabalho apresenta uma metodologia por meio de pesquisas documentais e bibliográficas e buscas de informações sobre o patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul- MS, junto aos órgãos competentes na identificação e preservação da cultura de MS. Com isso, espera-se que este artigo contribua com informações para estas ações de planejamento e desenvolvimento regionais, na mesma medida em que também possa fortalecer a conscientização da comunidade local, a partir da valorização de suas práticas.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponible en http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acceso el 5 julio 2022.
BRASIL. Decreto-Lei n. 25, de 30 de dezembro de 1937. Organiza o patrimônio histórico e artístico nacional. Brasília-DF, 1937. Disponible en https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0025.htm . Acceso el 1º julio 2022.
Constantino, M.; Dorsa, A. C.; Aragão, J. C. M.; Mendes, D. R. F. Fluxos turísticos entre os países do Corrredor Bioceânico. Interações, Campo Grande, v. 20, n. especial, p. 57–67, 2019. Doi: https://doi.org/10.20435/inter.v20iespecial.2255
RIEGL, A. O culto moderno dos monumentos: a sua essência e a sua origem. Tradução de Werner Rotchschild Davidsohn e Anat Falbel. São Paulo: Perspectiva, 2014.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. v. 1.
VILLAÇA. Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Joana Ribas Bernardes Lima, maria margareth escobar ribas lima, rodrigo mendes de souza, juliana villela junqueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.