Patrimônio, consumo cultural e turismo em Ouro Preto, MG, pós-covid-19
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v25i4.4479Palavras-chave:
Patrimonialização, Itinerários de consumo, Consumo Cultural, Turismo, Ouro PretoResumo
Esta pesquisa propõe uma abordagem socioespacial dos usos dos espaços públicos e do consumo cultural na patrimonial cidade de Ouro Preto, MG. Durante a pandemia de covid-19, Ouro Preto, juntamente de outros centros históricos, enfrentou desafios significativos com a redução no número visitantes e da receita turística na economia local, o que afetou tanto os serviços turísticos quanto a vida cotidiana no sítio tombado. A partir desse contexto, retomamos pesquisas empíricas e realizamos o levantamento de artigos científicos recentes, documentos oficiais e análise de dados oficiais, para compreender em que medida ocorre o processo de recomposição urbana ouro-pretana diante das novas demandas e desafios das políticas urbanas, do turismo e da habitação no centro histórico pós-crise. Com essa abordagem, foi possível compreender os dispositivos urbanos integrativos que conectam os habitantes e os visitantes ao patrimônio cultural, por meio dos itinerários de consumo, dos usos e das formas de habitar os sítios históricos.
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