A preferência de compra de produtos orgânicos considerando diversificação e especialização da agricultura familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v26i2.4599

Palavras-chave:

hábitos de consumo, consumo sustentável, agricultura familiar, sustentabilidade

Resumo

A agricultura familiar é a espinha dorsal de muitas comunidades ao redor do mundo, representando uma forma tradicional e sustentável de produção de alimentos. Dois caminhos estratégicos destacam-se nesse contexto: a especialização, com foco e cultivo em atividade especificas, e a diversificação que abrange a ampliação para diferentes setores agrícolas. Nesta dualidade, a agricultura familiar encontra meios de otimizar recursos, aumentar a resiliência a atender às demandas em constante evolução no mercado. O objetivo deste estudo foi analisar a preferência de compra de produtos orgânicos, considerando a diversificação e especialização da agricultura familiar da cidade de Corbélia, Paraná. A pesquisa se caracteriza como quantitativa e, para tal, foi realizada uma pesquisa através de um questionário do tipo survey estruturado com escalas variadas, contendo 35 questões fechadas relacionadas com os elementos teóricos discutidos no estudo, por meio de levantamento amostral de 407 respondentes. A partir de estudo, foi possível identificar que, levando em consideração fatores que influenciam os hábitos de consumo, como renda, saúde, estilo de vida, meio ambiente e conhecimento na hora da compra de produtos orgânicos, a especialização é a alternativa mais favorável ao produtor de produtos orgânicos, pois, por serem especializados em um só tipo de produção, os alimentos apresentam maior qualidade, podendo atender a demandas mais especificas e, com isso, aumentar suas oportunidades de mercado.

Biografia do Autor

Alvaro Guilherme Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Thayse Ana Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável. Mestre em Administrção pela Unioeste.

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável, do Doutorado Profissional em Adminstração e do Mestrado em Contabilidade da Unioeste. Doutor em Engenharia de Produção.

Referências

ABALROADO, M. A. F. Segmentação do consumidor de cosmética sustentável: a influência da preocupação com a saúde, do estilo de vida sustentável e da preocupação ambiental. 2022. Dissertation (Master's degree in Marketing) – Universidade de Lisboa (Portugal), 2022.

ALMEIDA, I. L.; JUNQUEIRA, A. M. R.; DIAS, C. N. Caracterização de consumidores, atributos de mercado e estratégias para o crescimento da cadeia produtiva de hortaliças orgânicas no Distrito Federal. Texto para Discussão, [s.l.], v. 1, n. 24, p. 22-38, 2017.

ANDREATTA, T.; CAMARA, S. B.; LAGO, A.; DE TOLEDO, V. B.; DE AZEVEDO, J.; WEBER, C. Consumer perceptions of organic food: a multi-factor analysis. Brazilian Journal of Development, Mumbai, v. 6, n. 4, p. 18497-516, 2020.

APABLAZA, G. F.; BASSO, D.; PLEIN, C. Políticas públicas para a agricultura familiar na região da tríplice fronteira: Argentina Brasil e Paraguai. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIOESTE – SECIAGRA, 10., November 8–12, 2021, Marechal Cândido Rondon. Annals [...]. Marechal Cândido Rondon: Unioeste, 2021.

BARBETTA, P. A.; RESIS, M. M.; BORNIA, A. C. Estatística para Cursos de Engenharia e Informática. São Paulo: Atlas, 2004.

BRASIL. Law No. 11326, de 24 de julho de 2006. Establishes the guidelines for the formulation of the National Policy on Family Farming and Rural Family Enterprises. Official Gazette of the Republic, 2006.

BRAZILIAN INSTITUTE OF GEOGRAPHY AND STATISTICS [IBGE]. Censo Agropecuário 2017. Portal IBGE, Rio de Janeiro, 2017. Available at: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-agropecuario/censo-agropecuario-2017. Access on: 10 June 2024.

BRUNDTLAND, G. H. Nosso Futuro Comum. “Relatório Brundtland”. Our Common Future: United Nations, [s.l.], p. 540–2, 1987.

BUQUERA, Rodrigo Brezolin; MARQUES, Paulo Eduardo Moruzzi. Relações de confiança envolvendo consumidores de alimentos orgânicos: um estudo de caso em Sorocaba/SP. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, DF, v. 60, n. spe, e251225, 2021.

CARNEIRO, J. A.; MONTEBELLO, A. E. S. Productive diversification and form of organization of family farmers: a case study of the PAA in the municipality of Caxias-MA. Conjectures, Colombia, v. 21, n. 3, p. 195–220, 2021.

DELMAS, Magali A.; TOFFEL, Michael W. Institutional pressures and organizational characteristics: implications for environmental strategy. In: BANSAL, P.; HOFFMAN, A. J. (Edit.). The Oxford Handbook of Business and the Natural Environment. Oxford: Oxford University Press, 2011. p. 229–47.

DINIZ, M. F. Comportamento do consumidor no contexto de produtos orgânicos: análise de determinantes da intenção de compra. 2022. Dissertation (Master's degree in Administration) – Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, 2022.

FERNANDES, N. P.; LUNARDI, G. L.; ROCHA, A. F.; SAMÁ, S. Organic food consumer behavior: a model based on direct and indirect influencers. Journal of Social and Environmental Management, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 48–64, 2020.

FERREIRA, A. S.; COELHO, A. B. Determinants of the purchase of organic and conventional foods in Brazilian households. Journal of Agricultural Policy, Brasília, DF, v. 29, n. 2, p. 8–20, 2020.

FERREIRA, J. F. A.; DA SILVA CRUZ, T. C.; SANTANA, L. S. The access and perception of the women of Ledoc to rural public policies of family farming. SNCMA Annals, Anápolis, v. 5, n. 1, p 1–2, 2014.

FERREIRA, R. S.; BALCEWICZ JUNIOR, L.; BERTOLINI, G. A contribuição das tecnologias sociais e os fatores determinantes para o cultivo de plantas medicinais: uma revisão sistemática. Interações, Campo Grande, MS, v. 24, n. 2, p. 685–701, 2023.

FEYH, M. H.; LIZANA, G. R. S.; CARVALHO, R. L. D. S. Consumer profile of organic and agroecological products and their relationship with sustainable consumption. Craibeiras Journal of Agroecology, [s.l.], v. 7, n. 1, e13526, 2022.

FONTOURA, F. B. B.; DA SILVA, L. C. A.; DA SILVA, M.; DEPONTI, C. M. Diversification of rural production: in search of alternatives for economic and financial management in family farming. Brazilian Journal of Planning and Development, Curitiba, v. 11, n. 1, p. 128–48, 2022.

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS [FAO]. FAOSTAT. Rome: FAO, 2018. V. 403. Available at: http://faostat.fao.org. Access on: 10 June 2024.

GIL, A. C. Methods and techniques of social research. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GÜMÜSAY, A. A.; CLAUS, L.; AMIS, J. Engaging with grand challenges: an institutional logics perspective. Organization Theory, [s.l.], v. 1, n. 3, p. 2631787720960487, 2020.

HANSEL, T. F.; BERTOLINI, G. R. F.; RIBEIRO, I. Diversification or specialization: a systematic review in the light of the Theory of Planned Behavior. Research, Society and Development, [s.l.], v. 11, n. 1, e15211124934, 2022.

HECHT, S. A. evolução do pensamento agroecológico. In: ALTIERI, M. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. 4. ed. Rio de Janeiro: PTA/FASE, 2000.

LOUNSBURY, M.; STEELE, C. W.; WANG, M. S.; TOUBIANA, M. New directions in the study of institutional logics: from tools to phenomena. Annual Review of Sociology, San Mateo, v. 47, p. 261–80, 2021.

MAKISHI, F.; ZACARELI, M. A.; VEIGA, J. P. C. Local development of rural communities and its implications for public policies: institutional arrangements and diversification of small-scale rural production. Revista Política e Planejamento Regional, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 221–41, 2016.

MILVERSTET, M. S.; FACHINELLO, A. L. Productive Specialization in Santa Catarina Agriculture: an analysis of the years from 1996 to 2016. Revista Textos Economia, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 170–203, 2019.

MIRANDA, T. G.; ALVES, R. J. M.; MAGNO-SILVA, E. R.; PONTES, A. N.; TAVARES-MARTINS, A. C. C. Socioeconomic profile and organic consumption of a Fair Agroecology, Belém, Pará. Journal in Agribusiness and Environment, [s.l.], v. 15, n. 4, p. 1–12, 2022.

MOREIRA, F. G.; BINOTTO, E. The diversification of agronomic crops as a sustainable way in family farming: an analysis for the state, MS. Green Journal of Agroecology and Sustainable Development, Série Botânica, Pombal, v. 9, n. 5, p. 68–75, 2014.

PASQUALOTTO, C.; SAMPAIO, C. H. Mudanças no processo de compra e consumo de alimentos orgânicos durante a pandemia do COVID-19. Iheringia, Porto Alegre, n. 77, p. e2022007, 2022.

PASSOS, J. M.; FORNAZIER, A. Perfil do consumidor e do mercado de produtos orgânicos no Distrito Federal: uma abordagem do mix de marketing. In: CONGRESO ALASRU, 10., 2018, Montevideo, Uruguay. Annals [...]. Montevideo: ALASRU, 2018.

PINHO, L. S.; OLIVEIRA, M. A. A.; MENEZES, RC E. Perfil dos consumidores de duas feiras orgânicas de Maceió (AL). Revista Eletrônica Extensão em Debate, Maceió, v. 2, n. 1, p. 63–78, 2018.

PRADO, N. B.; MORAES, G. H. S. M. Environmental awareness, consumption of organic products and gender. Revista de Gestão, São Paulo, v. 27, n. 4, p. 353–68, 2020.

ROSA BORGES, G. BEURON, T. A.; STOLL R. G.; GARLET, V. A influência do consumo sustentável na decisão de compra de produtos orgânicos. Amazônia, Organizações e Sustentabilidade (AOS), Belém, v. 8, n. 1, p. 129–44, 2019.

SCHNEIDER, S.; CASSOL, A. Diversity and heterogeneity of family farming in Brazil and some implications for public policies. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF, v. 31, n. 2, p. 227–63, 2014.

SILVA, E. R. F.; DE HESPANHOL, R. A M. The National School Feeding Program (PNAE): origin, changes and impacts. Acta Geográfica, Boa Vista, v. 17, n. 43, p. 44–58, 2023.

TAMBOSI, S. S. V.; MONDINI, V. E. D.; DA ROSA BORGES, G.; HEIN, N. Environmental awareness, sustainable consumption habits and intention to purchase ecological products from students of an HEI in Santa Catarina. Electronic Journal of Administration and Tourism-ReAT, Pelotas, v. 5, n. 3, p. 454–68, 2014.

TEDESCO, J. C. Family farming: realities and perspectives. Passo Fundo: EDIUPF, 1999.

VIDAL, A. V.; ARAUJO, R. G.; FREITAS, J. C. Sustainable cement slurry using rice husk ash for high temperature oil well. Journal of Cleaner Production, Amsterdã, v. 204, p. 292–97, 2018.

VIELMO, O.; DRUMM, E. C.; DEPONTI, C. M. The management of family farming: pluriactivity, diversification of production and organic agriculture – a case study of the region of the campaign. COLLOQUIUM – Journal of Regional Development, Taquara, v. 14, n. 2, p. 49–68, 2017.

YIN, Juelin; QIAN, Lixian; SINGHAPAKDI, Anusorn. Sharing sustainability: How values and ethics matter in consumers’ adoption of public bicycle-sharing scheme. Journal of Business Ethics, Berlim, v. 149, n. 2, p. 313¬–32, 2018.

Downloads

Publicado

2025-07-29

Como Citar

ALVES, Alvaro Guilherme; FERREIRA, Thayse Ana; FLOR BERTOLINI, Geysler Rogis. A preferência de compra de produtos orgânicos considerando diversificação e especialização da agricultura familiar. Interações , Campo Grande, v. 26, p. e26204599, 2025. DOI: 10.20435/inter.v26i2.4599. Disponível em: https://multitemasucdb.emnuvens.com.br/interacoes/article/view/4599. Acesso em: 1 ago. 2025.