Haitianos em Campo Grande, Mato Grosso do Sul: a busca por uma integração humanitária
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v0i0.1651Keywords:
imigração, haitianos, Língua Portuguesa para estrangeiros.Abstract
O presente artigo apresenta um breve relato histórico sobre a imigração no Brasil desde a Era Vargas, sendo seu principal enfoque a abordagem referente à massificação da chegada de imigrantes haitianos entre os anos de 2010 e 2011 e, especificamente, sobre a integração dos que residem no município de Campo Grande, MS. Para estes foi ofertado um curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros, desde março de 2016. Para amparar o estudo, foi aplicado um questionário, além de entrevistas e observação direta com análise dos dados baseados no estudo de caso.References
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes (Org.). Formas de credenciamento para atuar profissionalmente na área de EPLE. Campinas: SP, UNICAMP, 2004.
ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA OS REFUGIADOS (ACNUR). O ACNUR no Brasil. 2005. Disponível em: <http://www.acnur.org/t3/index.php?id=245%27A=0>.
BITTENCOURT, Terezinha. Contribuições da Linguística ao ensino de Português Língua Estrangeira. In: JUDICE, Norimar (Org.). Ensino de português para estrangeiros. Ciclo de Palestras. Niterói, EDUFF, 1997, p. 89-100.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. 2. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13445.htm>.
______. Resolução Normativa CNIg n. 97, de 12 de janeiro de 2012. Dispõe sobre a concessão do visto permanente previsto no art. 16 da Lei n. 6.815, de 19 de agosto de 1980, a nacionais do Haiti. Disponível em: <https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=116083>.
______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 11.161, de 5 de agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino de língua espanhola. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11161.htm>.
______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 9.474, de 22 de julho de 1997. Define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951, e determina outras providências. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9474.htm>.
______. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.
CANDAU, V. M. F. Pluralismo cultural, cotidiano escolar e formação de professores. In: CANDAU, V. M. F. (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
CANEN, A. Formação de professores e diversidade cultural. In: CANDAU, V. M. F. (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
______. Teacher education and competence in an intercultural perspective: a parallel between Brazil and the UK. Compare, v. 25, n. 3, p. 227-37, 1995.
CARNEIRO, M. L. T. A imagem do imigrante indesejável. Seminários – Imigração, Repressão e Segurança Nacional, São Paulo, n. 3, p. 23-44, out. 2003.
CHARAUDEAU, P. Les conditions de compréhension du sens de discours. In: ENCONTRO FRANCO-BRASILEIRO DE ANÁLISE DO DISCURSO, 1. Anais... Rio de Janeiro: CIAD, UFRJ, 1995. Republicado em 2005 In: PAULIUKONIS, M. A.; GAVAZZI, S. (Org.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 11-29.
ENDRICA, G. A “lei de cotas” de 1934: controle de estrangeiros no Brasil. Cadernos AEL, v. 15, n. 27, 2009. Disponível em: <https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/ael/article/view/2575/1985>. Acesso em: 28 de maio de 2017.
FEATHERSTONE, M. O desmanche da cultura: globalização, pós-modernismo e identidade. São Paulo: Studio Nobel/Sesc, 1997.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2000.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2004.
GRANNIER, D. M. Uma proposta heterodoxa para o ensino de português a falantes de espanhol. In: JUDICE, Norimar (Org.). Português para estrangeiros: perspectives de quem ensina. Niterói, RJ: Intertexto, 2002. p. 57-80.
GRANT, N. D. C. Some problems of identity and education: a comparative examination of multicultural education. Comparative Education, v. 33, n. 1, p. 9-28, mar. 1997.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Decreto n. 13.301, de 22 de novembro de 2011. Cria o Centro Estadual de Línguas e Libras (CEL), com sede no Município de Campo Grande-MS, e dá outras providências. Diário Oficial. Campo Grande, 2011
______. Secretaria de Estado de Educação. Resolução/SED n. 3.320, de 25 de agosto de 2017. Dispõe sobre a suspensão do oferecimento dos cursos no Centro Estadual de Línguas e Libras “Professor Fernando Peralta Filho”. Diário Oficial. Campo Grande, 2017.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2003.
QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS (QECR). Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Edições Asa, dez. 2001.
RODRIGUES, L. C. B. Francês, crioulo e vodu: a relação entre língua e religião no Haiti. 2008. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado)–Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
ZAMBERLAN, J.; BOCCHI, L.; CORSO, G.; CIMADON, J. Os novos rostos da imigração no Brasil – haitianos no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Solidus, 2014. 81p.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.