A proposta de um quadro norteador de pesquisa como exercício de construção do objeto de estudo
DOI:
https://doi.org/10.20435/interacoes.v16i1.103Palabras clave:
Projetos de pesquisa. Construção do objeto. Quadro norteador de pesquisa.Resumen
Nosso estudo incide sobre a aplicação de uma proposta didática para o ensino gênero projeto de pesquisa, contemplando os vieses textual e epistemológico da sua elaboração. O quadro norteador da pesquisa (QNP) reúne e relaciona questões, hipóteses de trabalho e objetivos a serem alcançados, sistematizando a construção do objeto. Diante disso, nosso principal questionamento foi “Como a elaboração dos QNPs contribuiu para a construção do objeto de estudo?”. Os resultados mostram que, com o auxílio dessa ferramenta, os alunos apresentaram maior facilidade em construir seus objetos de pesquisa e em elaborar os projetos.
Citas
BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
BIANCHI, Álvaro. Pequeno e despretensioso guia sobre projeto de pesquisa. [s.d.]. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/5558145/Alvaro-Bianchi-Pequeno-guia-Sobre-Projeto-De-Pesquisa#scribd>. Acesso em: 25 jul. 2011.
BORBA, Siomara; PORTUGAL, Adriana Doyle; SILVA, Sérgio Rafael Barbosa da. Pesquisa em educação: A construção teórica do objeto. Ciência & Cognição, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 12-20, 2008. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v13/cec_v13-1_m318243.pdf> Acesso em: 22 jul. 2011.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 12. ed. Trad. Gilson César Cardoso Sousa. São Paulo: Perspectiva, 1995.
FREITAS, Maria Teresa.A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In. FREITAS, M. T.; SOUZA, S. J.; KRAMER, S. (Org.). Ciências humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003. p. 26-38.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
GOLIATH, Paulo Henrique; SILVA, João Fernando Vieira da (Org.). 2008. Manual de elaboração de projetos de pesquisa. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/jeffersoncostadesouza/11898884-manualdeelaboracaodeprojetodepesquisa>. Acesso em: 5 jul. 2011.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico.4. ed. São Paulo: Atlas, 1992.
MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.
RAUEN, Fábio José. Elementos de iniciação à pesquisa. Rio do Sul, SC: Nova Era, 1999.
RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
SOARES, Carla Poennia Gadelha; ARAÚJO, Júlio César. O gênero E-fórum educacional e aprodução de texto acadêmico. In: COLÓQUIO SOBRE HIPERTEXTO, 1., 2008. Anais... Fortaleza, CE: UFC, 2008. p. 115-122.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa - ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.Nosso estudo incide sobre a aplicação de uma proposta didática para o ensino gênero projeto de pesquisa, contemplando os vieses textual e epistemológico da sua elaboração. O quadro norteador da pesquisa (QNP) reúne e relaciona questões, hipóteses de trabalho e objetivos a serem alcançados, sistematizando a construção do objeto. Diante disso, nosso principal questionamento foi “Como a elaboração dos QNPs contribuiu para a construção do objeto de estudo?”. Os resultados mostram que, com o auxílio dessa ferramenta, os alunos apresentaram maior facilidade em construir seus objetos de pesquisa e em elaborar os projetos.
Palavras-chave: Projetos de pesquisa. Construção do objeto. Quadro norteador de pesquisa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.