As incubadoras sociais do Rio Grande do Sul na base de fomento da práxis emancipatória: algumas problematizações
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v0i0.1834Palabras clave:
universidade, extensão universitária, incubadoras sociais, formação emancipatória.Resumen
Este artigo problematiza resultados de uma pesquisa de doutorado, realizada em 2016, que tinha por objetivo analisar como as incubadoras sociais universitárias estão desenvolvendo o processo de incubação com os empreendimentos de geração de trabalho e renda, buscando averiguar se tal acontece nas perspectivas da educação popular e no enfrentamento das refrações da questão social. Os resultados mostram que as Incubadoras estão promovendo ações de formação emancipatória, pois utilizam-se da educação popular e contribuem com o desenvolvimento local.Citas
BARCELOS, E. S. A formação humana nos caminhos da promoção da vida cidadã. In. BARCELOS, E. S.; RASIA, P. C.; SILVA, E. W. (Org.). Economia solidária: sistematizando experiências. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Decreto n. 5.773, de 9 de maio de 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=116:qual-e-a-diferenca-entre-faculdades-centros-universitarios-e-. Acesso em: 14 set. 2016.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
COIMBRA, A. L. S.; SOUZA, M. B. Princípios e ações em economia solidária: a Intercoop/UFJF e o cooperativismo popular com egressos do sistema penitenciário de Juiz de Fora/MG. Proposta: Revista Trimestral de Debate da Fase, Rio de Janeiro, ano 31, n. 112, p. 4-15, 2007.
CULTI, M. N. Conhecimento e práxis: processo de incubação de empreendimentos econômicos solidários como processo educativo. Revista Otra Economia, São Leopoldo, RS, v. 3, n. 5, p. 146-65, 2009.
CULTI, M. N. Economia solidária: incubadoras universitárias e processo educativo. Proposta, Rio de Janeiro, v. 31, n. 111, p. 16-22, jan. 2007.
EID, F. Análise sobre processos de formação de incubadoras universitárias da Unitrabalho e metodologia de incubação de EES. In: PICANÇO, I.; TIRIBA, L. (Org.). Trabalho e educação. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2004. p. 167-88.
FERRARINI, A. V.; ADAMS, T. A educação popular na formação de trabalhadores da economia solidária: avanços políticos e desafios pedagógicos. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, RS, v. 51, n. 2, p. 212-21, maio/ago. 2015.
FRAGA, L. S. Extensão e transferência de conhecimento: as incubadoras tecnológicas de cooperativas populares. 2012. 242 f. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, 2012.
FRANTZ, W. Reflexões sobre universidade. In: ANDRADE, E.; ANDRIOLI, L. A.; FRANTZ, W. (Org.). Educação no contexto da globalização: reflexões a partir de diferentes olhares. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2013.
FRANTZ, W. Desafios à universidade no espaço das práticas sociais. In: BARCELOS, E. S.; RASIA, P. C.; SILVA, E. W. (Org.). Economia solidária: sistematizando experiências. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2010.
FREIRE, P. Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
GADOTTI, M. Trabalho e educação numa perspectiva emancipatória. In: FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Democratização, emancipação e sustentabilidade, 2., 2012, Florianópolis. Disponível em: https://sites.google.com/site/eticaesegurancadotrabalho/trabalho-e-educacao-numa-perspectiva-emancipatoria
INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL (ITS). Incubação de Cooperativas Populares e de Empreendimentos Econômicos Solidários. 2010. Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/85fd89_deffb7e690e84956ad5a19c94be406b3.pdf. Acesso em: 6 nov. 2017.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MELO NETO, J. F. Educação Popular e “experiência”. Contexto & Educação, Ijuí, RS, ano 26, n. 85, p. 31-50, jan./jun. 2011.
MOURA, E. P. G. O que estamos fazendo quando incubamos? In: SCHOLZ, R. H. (Org.). Economia solidária e incubação: uma construção coletiva de saberes. São Leopoldo, RS: Oikos, 2014.
NOGUEIRA, M. D. P. Políticas de extensão universitária brasileira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
OLIVEIRA, E. M. Incubadora de empreendimentos de economia solidária, territorialização e cooperação; elementos de uma educação sócio dialógica. In: CORDEIRO, A. M. R.; ALCOFORADO, J. L.; FERREIRA, A. G. (Org.). Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. Coimbra, Portugal: Departamento de Geografia – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2014.
PALUDO, C. Educação popular como resistência e emancipação humana. Cadernos CEDES, Campinas, SP, v. 35, n. 96, p. 219-38, maio/ago. 2015.
SANTOS, B. S. S. Educação Popular e Universidades. Palestra Proferida no Fórum da Educação Popular. Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BW3p6nY-ASY. Acesso em: 15 jul. 2016.
SANTOS, A. M.; CRUZ, A. Incubadoras tecnológicas de cooperativas populares: interdisciplinaridade articulando ensino, pesquisa e extensão universitária. e-cadernos CES, n. 2, 2008. Disponível em: https://journals.openedition.org/eces/1354
TORRES, A. A educação popular como prática emancipadora. In: STRECK, D. R.; ESTEBAN, M. T. (Org.). Educação popular: um lugar de construção social coletiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.