Desafios dos coordenadores pedagógicos de São Caetano do Sul, ABC Paulista: um estudo baseado na pesquisa-ação colaborativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v21i1.1941

Palabras clave:

coordenador pedagógico, gestão democrática, pesquisa-ação, qualidade social da educação.

Resumen

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa-ação realizada no município de São Caetano do Sul, com o objetivo de fortalecer a gestão democrática da escola em prol da qualidade social da educação. Discute os desafios do trabalho do coordenador pedagógico no contexto das políticas regulatórias do estado. Conclui que é necessário e possível abrir espaços de diálogo e participação dos docentes na tomada de decisões sobre os rumos da escola.

Biografía del autor/a

Vanessa Maria Vicente Umemura, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, São Paulo

Pedagoga e mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Assistente de direção na rede municipal de ensino de São Caetano do Sul. Entre 2014 e 2017, atuou como coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II.

Sanny Silva da Rosa, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, São Paulo

Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP; pós-doutoramento em Políticas Educacionais pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres, Reino Unido (2010-2011), com supervisão do pesquisador e professor Stephen J. Ball. Docente e pesquisadora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

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Publicado

2020-01-28

Cómo citar

Umemura, V. M. V., & Rosa, S. S. da. (2020). Desafios dos coordenadores pedagógicos de São Caetano do Sul, ABC Paulista: um estudo baseado na pesquisa-ação colaborativa. Interações (Campo Grande), 21(1), 81–92. https://doi.org/10.20435/inter.v21i1.1941