Formação continuada: um estudo colaborativo com professores do Ensino Médio de Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v21i1.1953Palabras clave:
educação, formação docente, formação continuada, desafios da formaçãoResumen
Este artigo resulta de recorte de uma pesquisa de mestrado. Aqui, apresentamos o resultado da investigação dos desafios e das possiblidades para efetivar a formação continuada, dentro do espaço escolar, para professores do ensino médio. Participaram da pesquisa 16 professores e quatro membros da equipe pedagógica de uma escola da rede estadual de ensino em Rondônia. Após o estudo, podemos afirmar que efetivar a formação continuada dentro do espaço escolar é algo possível, desde que se reflita e construa coletivamente todo o processo.Citas
AZZI, Sandra. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 35-60.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais para a formação de professores. Brasília, 2002. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000511.pdf . Acesso em: 22 fev. 2017.
BRASIL. Lei Ordinária 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 fev. 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. 2. ed. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2011.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola – teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.
MARQUES, Mario Osorio. A formação do profissional da educação. Ijuí, RS: Ed. UNIJUI, 2000.
NÓVOA, António. Para una formación de profesores construida dentro de la profesión.
Revista de Educación, n. 350, p. 203-18, set./dez. 2009.
NÓVOA, António. O professor se forma na escola. Nova Escola, n. 142, 2001.
PRADA, Luis Eduardo Alvarado. Dever e direito à formação continuada de professores. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 7, n. 16, p. 110-23, ago./dez. 2007.
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Formação de professores – pesquisa, representações e poder. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência. Decidir na incerteza. Tradução Cláudia Schilling. 2. ed. Porto Alegre: Artemed, 2001.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Tradução Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 15-34.
RODRIGUES, Neidson. Da mistificação da escola à escola necessária. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
RONDÔNIA. Lei Complementar n. 680, de 7 de setembro de 2012. Disponível em: http://ditel.casacivil.ro.gov.br/COTEL/Livros/Files/LC680.pdf. Acesso em: 22 fev. 2017.
SANTOS, Carmi Ferraz. O ensino da leitura e a formação em serviço do professor. Revista Teias, Rio de Janeiro, ano 3, n. 5, p. 29-34, jan./jun. 2002.
SILVA, Everson Melquiades Araújo. Dispositivos metodológicos para a formação continuada de professores: uma abordagem crítico-reflexiva. In: FERREIRA, Tereza Brito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; LEAL, Telma Ferraz (Org.). Formação continuada de professores: questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 97-118.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.