A mobilidade independente da criança em centros urbanos
DOI:
https://doi.org/10.20435/interacoes.v16i2.80Palabras clave:
Mobilidade independente. Criança. Urbano.Resumen
A diminuição da mobilidade infantil independente, em grandes centros urbanos, vem sendo detectada e relacionada a fatores como a violência e a falta de espaços apropriados para as crianças. Por meio de revisão bibliográfica internacional, foi identificado que a mobilidade estimula o desenvolvimento cognitivo, social e motor da criança e que há necessidade de políticas e planejamentos urbanos que proporcionem espaços seguros e maior participação da criança na cidade.
Citas
Ariés, Philipe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
Björklid, Pia. Children, traffic, environment. Architecture and Behaviour, v. 10, n. 4, p. 399-406, 1994.
Blinkert, B. Quality of the city for children: chaos and order. Children, youth and environments, v. 14, n. 2, p. 99-112, 2004.
Carver, Alison; Timperio, Ana; Hesketh, Kylie; Crawford, David. Are safety-related features of the road environment associated with smaller declines in physical activity among youth? Journal of urban health: Bulletin of the new york academy of medicine, v. 87, n. 1, p. 29-43, 2010.
Carver, Alison; Timperio, Ana F.; Crawford, David A. Young and free? A study of independent mobility among urban and rural dwelling Australian children. Journal of science and medicine in sport, n. 15, p. 505-510, 2012.
Christensen, Pia; Mikkelsen, Miguel Romero; Nielsen, Thomas Alexander Sick; Harder, Henrik. Children, mobility, and space: using GPS and mobile phone technologies in ethnographic research. Journal of Mixed Methods Research, p.1-20, 2011.
Cruz, Patrícia de Goes. Ambiente urbano: lugar de restrição espacial e descoberta de novos espaços. Saúde Soc., São Paulo, v. 20, n. 3, p. 702-714, 2011.
Davis, Adrian; Jones, Linda L. Children in the urban environment: an issue for the new publice health agenda. Health & Place, v. 2, n. 2, p. 107-113, 1996.
Günther, Hartmut. Mobilidade e affordance como cerne dos estudos pessoa-ambiente. Estudos de Psicologia, v. 8, n. 2, p. 273-280, 2003.
Hillman, Mayer; Adams, John G.U. Children’s freedom and safety. Children's Environments, v. 9, n. 2, p. 12-33, 1992.Kyttä, Marketta. Children’s independent mobility in urban, small town, and rural environments. In: Camstra (Org.). Growing up in a changing urban landscape. Assen: Van Gorcum, 1997. p. 41-52.
______. The extent of children’s independent mobility and the number of actualized affordances as criteria for child-friendly environments. Journal of Environmental Psychology, n. 24, p. 179-198, 2004.
Malho, Maria João. A criança e a cidade: independência de mobilidade e representações sobre o espaço urbano. Actas dos ateliers do Vº congresso português de sociologia, v. 5, p. 49-56, 2004. Disponível em: <http://www.aps.pt/cms/docs_prv/docs/DPR4628ed529c42d_1.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2013.
Mouette, Dominique; Aidar, Tirza; Waisman, Jaime. Avaliação dos impactos do tráfego na mobilidade da população infantil através da análise de correspondência múltipla, Transportes, v. 8, n. 1, p. 56-87, 2000.
Neto, Carlos. O jogo e os quotidianos de vida da criança. In: Krebs, Ruy; Copetti, Fernando; BeltramE, Tais S.; USTRA, Marcelo (Org.). Perspectivas para o desenvolvimento infantil. Santa Maria, RS: SIEC, 1999. p. 49-66.
Neto, Carlos; Malho, Maria João. Espaço urbano e independência de mobilidade na infância. Boletim do IAC, Lisboa, n. 73, separata n. 11, p. 1-4, 2004. Disponível em: <http://www.fmh.utl.pt/Cmotricidade/dm/textoscn/espacourbano.pdf> Acesso em: 12 ago. 2013.
O’Brien, Margaret; Jones, Deborah; Sloan, David; Rustin, Michael. Children's independent spatial mobility in the urban public realm. Childhood, v. 7, v. 3, p. 257-277, 2000.
Pooley, Colin.G.; Turnbull, Jean; Adams, Mags. The Significance of travel and mobility. In: Pooley, Colin.G.; Turnbull, Jean; Adams, Mags (Org.). A mobile century: changes in everyday mobility in Britain in the twentieth century. Aldershot: Ashgate, p. 1-12, 2005.
Prezza, Miretta; Alparone, Francesca R.; Cristallo, Carmela; Luigi, Secchiano. Parental perception of social risk and of positive potentiality of outdoor autonomy for children: the development of two instruments. Journal of environmental psychology, n. 25, p. 437-453, 2005.
Prezza, Miretta; Pilloni, Stefania; Morabito, Carmela; Sersante, Cinzia; Alparone, Francesca R.; Giuliani, Maria V. The influence of psychosocial and environmental factors on children's independent mobility and relationship to peer frequentation. Journal of community & applied social psychology, v. 11, n. 6, p. 435-450, 2001.
Risotto, Antonella; Zampatti, Emanuela; Prezza, Miretta; Pacilli, Maria G. Community psychology principles and recent innovations in social policies for children in Italy. Journal of community & applied social psychology, v. 18, n. 5, p. 512-517, 2008.
Rodrigues, Fernanda M. G.; Pessoa, Vanete M.; Silva, Shirley M. Verificação no nível de independência de mobilidade de crianças. Movimentum: revista digital de educação física, v. 2, n.2, p. 1-12, 2007.
UNITED NATIONS CHILDREN'S FUND. THE - Unicef. What is a child friendly citiy? Disponível em: <http://childfriendlycities.org/overview/what-is-a-child-friendly-city/> Acesso em: 13 ago. 2013.
Valentine, Gill; McKendrick, John Children’s outdoor play: exploring parental concerns about children’s safety and the changing nature of childhood. Geoforum, v. 28, n. 2, p. 219-235, 1997.
Villanueva, Karen; Giles-Corti, Billie; Bulsara, Max; Timperio, Anna; McCormack, Gavin; Beesley, Bridget; Trapp, Georgina; Middleton, Nicholas Where do children travel to and what local opportunities are available? The Relationship between neighborhood destinations and children's independent mobility. Environment and Behavior, p. 1-27, 2012.
Visscher, Sven de; Bie, Maria Bouverne-de. Recognizing urban public space as a co-educator: children´s socialization in Ghent. International journal of urban and regional research, v. 32, n. 3, p. 604-616, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.