Estratégias de Marketing Rural - Assentamento Conquista
DOI:
https://doi.org/10.20435/interações.v15i2.89Palabras clave:
Assentamento. Leite. Marketing Rural.Resumen
O desafio principal para se programar as estratégias do marketing rural em uma comunidade de assentados nos impeliu à exploração desse estudo com finalidade de verificar o ponto forte de sobrevivência da população em tela, onde e em que nicho de mercado melhor se fazem adequadas quanto aos distintos conhecimentos empíricos, existentes e latentes. Buscamos visualizá-los quanto à sustentabilidade, via quatro vertentes: ambiental, econômica, social e política. Detectou-se a inexistência de um processo operacional padronizado.
Citas
BARRETO, Raquel de Oliveira; PAULA, Ana Paula Paes de. Os dilemas da economia Solidária: um estudo acerca da dificuldade de inserção dos indivíduos na lógica cooperativista. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, Artigo 2, jun. 2009.
BATISTTON, Walter Cazelatto. Gado Leiteiro: Manejo, alimentação e tratamento. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 1977.
BERGAMASCO, Sonia Maria Pessoa Pereira; NORDER, Luis Antonio Cabello. O que são assentamentos rurais? São Paulo: Brasiliense, 1996.
BOYD JUNIOR, Harper W.; MASSY, Willian F. Administração de marketing. São Paulo: Saraiva, 1978.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução normativa n. 51, de 18 de setembro de 2002. Regulamento técnico de identidade e qualidade do leite cru refrigerado. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 183, p. 13-22, 20 set. 2002. Seção 1.
CHANLAT, Jean-François. Gestão Empresarial: uma perspectiva antropológica. Tradução de Laura Gillom. Revisão Técnica de Pedro F. Bendassolli. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
FERNANDES, B. M. Espacialização e territorialização da luta pela terra: a formação do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira . Reforma agrária. Brasil Escola, [s.d.]. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/sociologia/reforma-agraria.htm>. Acesso em: 10 abr. 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Comunicação Social. 18 de outubro de 2012. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/saladeimprensa>. Acesso em: 10 abr. 2013.
______. Censo 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/tabelaspdf/totalpopulacaomatogrossodosul.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2013.
INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA - INCRA. Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. Diretoria de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamentos – DT – Coordenação Geral de Implantação - DTI – SIPRA - Relatório: Rel_0227, p. 189-193 of 315, 23 mar. 2012.
JANK, M. S. Agenda do dia para as cooperativas: no setor agropecuário, entidades têm de lidar com a concorrência acirrada e precisam rever suas regras. Estado de São Paulo, 18 de junho de 1997. Caderno de economia, pág. 06.
JANK, M. S.; FARINA, E. M. Q.; GALAN, V. B. O agribusiness do leite no Brasil. São Paulo: Pensa – Milkbizz, 1999.
KOTLER, Philip; CASLIONE, John A. Chaotics: the business of managing and marketing in the age of turbulence. Nova York: AMACON, 2009.
KOTLER, Philip; KEVIN, Lane Keller. Administração de Marketing. Tradução de Sonia M. Yamamoto. Rev. Téc. de Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006.
LEITE, Marcia de Paula. A economia solidária e o trabalho associativo: teorias e realidades. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 24, n. 69, fev. 2009.
MAGALHÃES, Reginaldo Sales. Habilidades sociais no mercado de leite. RAE, São Paulo, v. 47, n. 2, abr./jun. 2007.
MATTOS, M. R.; BELOTI, V.; TAMINI, R.; MAGNANI, D. F.; NERO, L. A.; BARROS, M. A. F.; PIRES, E. M. F.; PAQUEREAU, B. P. D. Qualidade do leite cru produzido na região do agreste de Pernambuco, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 31, n. 1, p. 173-182, jan./mar. 2010.
MILKPOINT. Cadeia do leite. Mudanças na Instrução Normativa agradam CNA, 2012. Disponível em: <http://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/mudancas_na_instrucao_normativa_agradam_cna-77226n.aspx>. Acesso em: 10 abr. 2013.
PINHO, Diva Benevides. A doutrina cooperativa nos regimes capitalista e socialista. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1966.
______. O pensamento cooperativo e o cooperativismo brasileiro. 18. ed. São Paulo: CNPq, 1982.
PROBST, Gilbert; RAUB, Steffen; HOMHADT, Kai. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.
SANDHUSEN, Richard L. Marketing Básico. São Paulo: Saraiva, 1998.
ZUGE, Roberta Mara; CORTADA, Carmem N. M. Sistema Agropecuário de Produção Integrada de Leite Bovino. In: SANTOS, Geraldo Tadeu et al. (Ed.). Bovinocultura do leite: inovação tecnológica e sustentabilidade. Maringá: Editora da UEM, 2008. p. 51-62.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.