Riquezas nas diferenças na cibercultura: em prol de práticas educativas mais democráticas e inovadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v26i1.4472

Palavras-chave:

cibercultura, práticas educativas, inovação, diferenças

Resumo

Neste artigo, apresentamos cenários que ilustram a riqueza das diferenças na cibercultura em direção a práticas educacionais mais democráticas e inovadoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que segue uma metodologia pós-crítica. Consideramos alunos e professores de universidades brasileiras e canadenses com foco na compreensão da cultura digital e suas implicações no processo educacional. Usamos o Facebook e o WhatsApp para coletar narrativas. Os resultados apontam que o uso de espaços digitais (in)forma professores e alunos sobre outras práticas educacionais que os permitem outras formas de expressões de identidade, valorizando e ouvindo outras vozes que são silenciadas (por exemplo, indígenas, 2SLGBTQ+ e pessoas racializadas).

Biografia do Autor

Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Graduada em Letras pela Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso. É pesquisadora visitante da Universidade de Manitoba, Canadá (Estágio Pós-Doutoral), no Department of Family Social Science – Faculty of Human Ecology. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação mestrado e doutorado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). É líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (Geted) e bolsista de produtividade em pesquisa 2 CNPq.

Rosimeire Martins Régis dos Santos, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), período sanduíche na Universidade de Manitoba, Canadá – Faculty of  Human Ecology. Mestra em Educação pela UCDB. Professora do Programa de Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação da Must University, Flórida, Estados Unidos da América. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (Geted).

Gustavo Henrique da Cunha Moura, Brandon University (BU)

Doutor em Educação pela Universidade de Manitoba. Pós-doutorando na Universidade de Calgary e pesquisador na Universidade de Brandon. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Graduado em Letras – Inglês pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

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Publicado

2025-07-29

Como Citar

PANIAGO, Maria Cristina Lima; SANTOS, Rosimeire Martins Régis dos; MOURA, Gustavo Henrique da Cunha. Riquezas nas diferenças na cibercultura: em prol de práticas educativas mais democráticas e inovadoras. Interações , Campo Grande, v. 26, p. e26184472, 2025. DOI: 10.20435/inter.v26i1.4472. Disponível em: https://multitemasucdb.emnuvens.com.br/interacoes/article/view/4472. Acesso em: 1 ago. 2025.